10 benefícios da shantala para o bebê
A shantala é uma ótima maneira de você criar um vínculo ainda maior com o bebê, já nas primeiras semanas de vida do pequeno. A técnica de massagem vem da Índia e foi difundida no Ocidente pelo médico obstetra francês Frederick Leboyer.
Com movimentos lentos para acariciar a pele e alongar o corpinho do bebê (peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto), a shantala pode ser aplicada diariamente a partir do primeiro mês de vida.
Confira 10 benefícios da shantala para o bebê:
1 – A criança fica mais tranquila e chora menos.
2 – O relaxamento da massagem contribui para o alívio das cólicas, muito comum nos três primeiros meses do bebê.
3 – A massagem também melhora a qualidade do sono do bebê. Uma dica é incluir a shantala na rotina de sono do pequeno, após o banho.
4 – No peito, a shantala melhora a respiração porque expande a caixa torácica.
5 – Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago.
6 – A coluna vertebral também é favorecida já que a própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula o seu desenvolvimento.
7 – A movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.
8 – A shantala ainda traz a consciência corporal. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimentando melhor.
9 – O bebê tem mais abertura no contato com outras pessoas, principalmente com os pais. A criança fica mais receptiva ao toque.
10 – Você sabia que no parto normal, a passagem pelo canal vaginal funciona como uma primeira massagem? Nas crianças que nasceram de parto cesárea, a shantala ajuda a introduzi-las nesse sentido.
Fonte: Bebê.com.br
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
O papel da doula: da gestação ao pós-parto