HomeBebêsAmamentação10 notícias polêmicas sobre amamentação
amamentação

10 notícias polêmicas sobre amamentação

Um dos assuntos preferidos para os palpiteiros de plantão é a amamentação. Os julgamentos alheios envolvem a forma como ela é feita, o local onde a mãe está e até a idade da criança que está mamando. No dia-a-dia, tantos questionamentos chateiam as lactantes e se transformam longos textos virais nas redes sociais. Mas, tem casos que ultrapassam os quadros da timeline e ganham repercussão nacional e internacional. Por isso, selecionamos as maiores notícias polêmicas sobre amamentação.

Confira as notícias polêmicas sobre amamentação

1 – Bebê na sala de aula

Uma professora de Arkansas, nos Estados Unidos, foi criticada por amamentar o seu bebê na sala em que dava aula. Após o fim da licença-maternidade, a mãe precisou levar o pequeno ao trabalho. Segundo notícia publicada no jornal Daily Mail, a amamentação gerou polêmica entre os alunos da escola. Para alguns, o choro do bebê e a necessidade de se alimentar toda hora atrapalha o andamento das aulas. Para outros, a criança não incomoda. Na escola, que tem mais de 250 alunos, os professores estão autorizados a levar seus filhos em situações de emergência.

Notícias polêmicas sobre amamentação

Alunos fizeram fotos e vídeos da professora amamentando e reclamaram sobre o “incômodo”

 

2 – Amamentação em Nova York

A amamentação é importante e todo mundo sabe. Mas a mulher tem o livre arbítrio para decidir se dá de mamar ou não. Muitas, por inúmeros motivos, não conseguem amamentar seus filhos e precisam usar a fórmula em mamadeira para alimentar seus pequenos. No entanto, em Nova York, esta decisão pode ser afetada por uma nova lei criada pelo prefeito da cidade. Segundo notícia do jornal The Atlantic, Michael Bloomberg mandou os hospitais pararem de distribuir as chamadas Infant Formulas para mulheres que acabaram de dar a luz. Esta nova regra está afetando diretamente as mães de baixa renda que optaram por não amamentar os filhos. O caso gerou revolta entre as mulheres e repercutiu nas redes sociais.

3 – Coisa de pobre

Esta foi uma das polêmicas sobre amamentação que mais repercutiu no Brasil. Uma jovem mãe criticando outra por estar com o peito de fora, amamentando enquanto pedalava. “POBRE FAZENDO POBRICE! Vai em um bairro nobre ou em um restaurante fino pra você ver se encontra mulher com o peito pra fora? JAMAIS! Elas levam mamadeira! Como eu fazia! Ou no mínimo colocam uma fraldinha pra tapar o peito! Isso se chama BOM SENSO!”, escreveu em sua postagem no Facebook. A opinião da estudante causou revolta entre as mães, que se manifestaram criando um mamaço virtual com a hashtag #pobrefazendopobrice.

Notícias polêmicas sobre amamentação

Reprodução/Facebook

 

4 – Velha para mamar

Filha do chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, a modelo Tamara Ecclestone foi alvo de críticas após postar uma foto amamentando a filha de dois anos. Algumas pessoas questionaram se era apropriado “promover” a amamentação de uma maneira tão “escancarada” e pública, especialmente quando envolve uma criança que já tem quase três anos de idade. “Para os bebês é lindo, mas para uma criança de dois anos é nojento”, afirmou um dos seguidores. Em defesa da amamentação para crianças de qualquer idade, Tamara respondeu que a amamentação é uma poderosa demonstração de amor e nutrição, mas virou normal escondê-la. “Quero acabar com isso”.

 

5 – Bela Gil é criticada

Outra famosa também movimentou as redes ao postar foto do seio pingando leite materno. Bela Gil compartilhou a foto em seu Instagram e recebeu uma enxurrada de críticas. Muitos seguidores se sentiram incomodados com o post e não pegaram leve nos comentários: “Aff, você gosta de causar! Como se essa foto fosse incentivar amamentação! Gosta de atenção e de polêmica! Faz algo útil criatura!” Apesar de muitos seguidores saírem em defesa da culinarista, Bela deu uma boa resposta aos haters para acabar com a discussão: “Você tem todo o direito de achar o que quiser da foto e admiro a forma respeitosa que colocou a sua opinião. Mas vejo essa exposição hiper necessária para mostrar que peito não é só erotismo. Acho que daqui um tempo você não se assustará mais”, argumentou.

 

6 – Lá no Quirguistão

Sobrou até para a filha do presidente do Quirguistão, Aliya Shagieva. A mãe postou em suas redes sociais uma foto dando de mamar com a legenda “Eu vou alimentar meu filho quando e onde ele precisar ser alimentado”. Horas depois, a jovem precisou retirar a postagem do ar por ser acusada de comportamento imoral. Em entrevista à BBC, ela afirmou que a polêmica é resultado de uma sociedade que hipersexualiza o corpo feminino. “Esse corpo que me foi dado não é vulgar. É funcional, seu propósito é atender às necessidades fisiológicas do meu bebê, e não o de ser sexualizado”, disse.

 

7 – No flagra

Outra notícia polêmica sobre amamentação aconteceu nos Estados Unidos. A mãe que flagrou a funcionária de uma creche dando de mamar ao seu filho sem sua autorização viralizou na internet. Mesmo com boas intenções, a mulher fez o bebê passar mal já que, além de ser prematuro, ele tem intolerância à lactose. Em entrevista ao canal americano WTVD, a mãe disse que um crime foi cometido contra o seu filho e que levará o caso à Justiça.

 

8 – Amamentação e sexo combina?

Para a blogueira Tasha Maile sim. Em um vídeo em seu canal, a mãe de três filhos confessou que amamentou um dos bebês várias vezes durante o sexo. Tasha garantiu que a criança nunca foi envolvida no ato e que tudo era feito para não incomodá-lo. Mesmo assim, ela não se livrou de comentários de reprovação: “Acho essa gravação muito perturbadora. Ela quer que os espectadores acreditem que isso é uma coisa natural entre a mãe e o bebê enquanto a amamenta”, diz uma seguidora.

 

9 – Amamentação cruzada

O ato de solidariedade de uma policial no Pará também virou polêmica. A soldado Ana Maria, que participava de uma blitz, viu que um bebê recém-nascido – que estava com o pai – não parava de chorar e supôs que ele estava com fome. Para resolver o problema, a policial procurou um lugar tranquilo e amamentou o pequeno. No entanto, segundo uma internauta formada como enfermeira obstetra, condenou a ação da soldado. “Sua intenção foi a melhor possível. Porém, não se deve amamentar nenhum outro bebê além do seu, Ana Maria! Há muito tempo, os profissionais de saúde vêm trabalhando e orientando as mães que não podem deixar seus bebês serem amamentados por outras lactantes”, escreveu.

Notícias polêmicas sobre amamentação

A policial Ana Maria procurou um local tranquilo para amamentar um bebê que chorava de fome. Boa ação não foi bem vista

 

10 – Políticas amamentando

Uma senadora australiana foi a primeira a amamentar em plenário do Parlamento. A ação gerou um debate sobre a amamentação no local de trabalho. Uma colega de Parlamento defendeu a iniciativa. “Mulheres têm feito isso em Parlamentos ao redor do mundo. Mulheres vão continuar tendo filhos e, se elas quiserem trabalhar e cuidar do bebê… a realidade é que a gente vai ter que se acostumar com isso [amamentação no local de trabalho]”, comentou. Aqui no Brasil, a deputada federal Manuela D’Ávila também amamentou a filha durante uma intervenção na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Estadual, em Porto Alegre, no final de 2015. Em sua página no Facebook, ela conta que levava Laura à Casa e a amamentava “no gabinete ou no banheiro”, sempre buscando “um local em que ela se sinta acolhida”.  Aquele dia, porém, a comissão começou a se estender por pautas trazidas por mim. Ela mamou ali. E dormiu. todas as mulheres que são mães e amamentam ou amamentaram sabem que esse gesto é natural e espontâneo!”.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Chá de desfralde: nova tendência gera polêmica

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.