HomeBebês10 preocupações com o recém-nascido
recém-nascido

10 preocupações com o recém-nascido

É chegada a hora de sair do hospital e ir para casa com o seu recém-nascido. Dúvidas, medos, inseguranças e uma nova rotina esperam por essa nova família.

Será que o bebê está respirando bem? De quantas em quantas horas eu devo dar de mamar? E as roupas, como vou saber se o bebê está quentinho?! Listamos 10 as 10 preocupações mais recorrentes. Confira!

recém-nascido

Recém-nascido: 10 principais preocupações 

Fique calma! Vamos mostrar para você que os 10 maiores medos das mães não são tão assustadores assim:

1.Higiene do umbigo

O umbigo deve ser lavado durante os banhos normalmente. Geralmente, os pais têm receio de tocar no umbigo por acharem que vão provocar dor, o que não acontece. O curativo deve ser feito com álcool 70%, mais ou menos três vezes ao dia, de preferência com gaze. Evite usar algodão ou cotonetes. Não há necessidade do uso de faixas, tampouco enrolar o umbigo com gaze úmida ou seca.

2.Tocar a parte mole da cabeça do bebê

Mesmo com todos os avisos que você deve tomar muito cuidado com a cabeça do seu recém-nascido, não se desespere se você tocar a parte mais mole da cabeça do seu bebê. Você não estará tocando o cérebro da criança, mas sim uma membrana protetora, para que o pequeno passe pelo canal vaginal sem problemas durante o parto.

3.Um pequeno buraco no peito do bebê

Relaxe, este não é um problema no coração. Segundo especialistas, os ossos do tórax são divididos em três partes. O “buraco” que você vê é a parte de baixo, inclinada para trás. Com o passar do tempo, o peito do seu bebê e os músculos da barriga vão ficar “normais”. Mesmo antes disso, as camadas de gordura irão “tapar” este pedacinho do peito do bebê.

4.Soluços constantes

Os especialistas ainda não sabem com certeza o que causa tantos soluços em um recém-nascido, mas alguns apontam que pode ser uma confusão entre os comandos do cérebro e os movimentos do diafragma, músculo abdominal que controla a respiração. Mas não precisa se preocupar: os soluços são inofensivos e vão passar logo, logo.

5.Chorar e chorar

O sistema nervoso dos recém-nascidos ainda é imaturo e eles se assustam com facilidade, o que pode ser um dos motivos para tantas lágrimas. O choro também é a única forma que o bebê conhece para se comunicar com o mundo. Por isso, mesmo que ele chore muito e pareça inconsolável, ele não está em perigo.

recém-nascido

6.Atchim!

O nariz do seu bebê é pequeno. Por isso, é normal que, mesmo um pouco de muco, o faça espirrar. E, como o recém-nascido acabou de sair de um meio aquático, é provável que ele tenha um pequeno congestionamento nasal, o que provoca espirros constantes. A não ser que o muco seja espesso e amarelado, o que pode indicar um resfriado, não se preocupe: esta é apenas uma fase.

7.Sangue na fralda da sua menina

Durante a gestação, o aumento do nível de estrogênio na mãe pode estimular o feto. Nas primeiras semanas de vida, não é raro que a menina tenha um “mini sangramento”, quando o útero da bebê solta um pouco de sangue. Importante: lembre-se sempre de relatar a seu pediatra!

8.Peito nas meninas… e nos meninos!

Estes mesmos hormônios que causam um “mini sangramento” nas meninas podem fazer com que os bebês – inclusive os meninos – tenham seios. Surpreendente? Sim. Temporário? Absolutamente? Preocupante? De jeito nenhum!

9.Cocôs depois das mamada

Bebês que mamam no peito podem evacuar logo depois de cada mamada porque o leite materno é digerido rapidamente (aqueles que se alimentam de fórmulas costumam ter movimentos intestinais menos frequentes), além do cocô ser mais líquido – já que a dieta não tem alimentos sólidos.

10.Espinhas?

Sim, é comum que bebês tenham acne facial entre o segundo dia e o segundo mês de vida. Isso porque eles ainda têm muitos hormônios maternos circulando no corpo. As espinhas são inofensivas, e basta limpar o rosto do pequeno gentilmente.

recém-nascido

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Como tirar a chupeta do bebê?

Beatriz é o nome escolhido para bebê dos youtubers Tata e Julio Cocielo

Como falar sobre racismo com as crianças?!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário