HomeBebês20 nomes inspirados na natureza para se apaixonar
nomes inspirados na natureza

20 nomes inspirados na natureza para se apaixonar

Escolher o nome do bebê não é tarefa fácil! O significado é, muitas vezes, o fator decisório das famílias que estão na dúvida. Quem ama estar conectado com a natureza pode buscar referência de lá, sabia? Tem muitos nomes inspirados na natureza, inclusive alguns bastante conhecidos, e outros que ganharam destaque nos últimos anos. Vamos conferir!

Nomes inspirados na natureza para meninas

Aurora

Super em alta, Aurora significa “A que rompe o dia”. Em latim, “o nascer do sol”. Na mitologia romana, Aurora era a deusa do alvorecer. Todas as manhãs ela anunciava a chegado do Sol e o recolhimento da Lua.

É um nome lindo, inclusive de princesa da Disney! Fora que imaginar o nascer do sol é sempre uma boa memória!

Chloe

Esse era um dos nomes mais escolhidos para meninas na Grécia Antiga. Significa folhagem nova, campo que floresce, verdejante. Também foi apelido da deusa grega Deméter, da vegetação. Mais inspirado na natureza que isso, impossível! 

Estela

Independente de como é escrito, significa literalmente “estrela”, no latim. A estrela é um astro que simboliza perfeição, luz, esperança e desejo.  Há também uma curiosa combinação: Stellamaris, que é estrela-do-mar. Lindo, né?

nomes inspirados na natureza

Laura

Significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”. Tem origem no substantivo latim laurus, que significa “loureiro, louro”. Na Antiguidade, a folha simbolizava a vitória e a imortalidade. Na Grécia, era ofertado ao Deus Apolo e com suas folhas eram elaboradas coroas, utilizadas como prêmio dado aos vencedores nas Olimpíadas da Antiguidade e, ainda, para heróis, gênios e sábios.

Luna

O nome Luna significa “lua”, mas também pode ser  “a iluminada” ou “a feminina”. Tem original latina, sendo popular na Espanha e Itália. Na mitologia romana, Luna é a encarnação divina da Lua e é um complemento feminino do Sol. 

Marina

É aquela que veio do mar ou que vive próxima e adora o mar. Carrega consigo as qualidades da extensão e beleza marítima. Além disso, reflete segurança e sossego, numa analogia ao local onde as embarcações são atracadas. 

Na Europa, o nome acabou se tornando mais comum entre os ciganos.

nomes inspirados na natureza

Maia/Maya

Maia é a deusa da primavera e da fertilidade. Este belo nome feminino possui os significados de “água” ou “mãe”. São várias definições e possibilidades de origem. Pode ter surgido do hebraico mayim ou do tupi maya, que quer dizer “mãe”.

Mesmo sem a certeza de onde surgiu um dos nomes inspirados na natureza, Maya reflete lindas simbologias de transformação e limpeza, em analogia à água e a de origem e amor, numa referência à mãe.

Melissa

De origem grega, Melissa significa “abelha”. Também é o nome de uma flor. Ele surgiu a partir da mitologia grega em referência à ninfa que cuidou e amamentou Zeus quando criança.

É um belo nome feminino que carrega os significados do esforço e trabalho das abelhas, sendo também bastante popular no Brasil.

Pietra

Nome com origens gregas e italianas, Pietra significa “pedra”, “rochedo” ou “firmeza”. Desde a antiguidade, este era um nome muito popular, sendo considerado também um nome cristão.

Yasmin

Vem do persa e significa “jasmim”, uma flor. O óleo que traz a essência de jasmim, dependendo da origem da espécie, pode ter um valor mais caro que o mesmo peso de ouro! Yasmin é um tesourinho! 

Jasmine também possui a mesma raiz etimológica e é um belo nome (ainda mais para quem é fã de Alladin!)

Nomes inspirados na natureza para meninos

nomes inspirados na natureza

Arthur

De origem celta, o significado pode ter duas explicações: a junção das palavras art (urso) e ur (grande) e também pode ser traduzido como simplesmente “pedra”. É um nome muito popular no Brasil. É lindo!

Caíque

Esse nome em de um termo da língua Tupi e significa ave aquática. Diferente, né? Outras traduções se dizem que é “aquele que desliza sobre as águas”.

Cauã

Este forte nome masculino tem origem brasileira a partir do Tupi e significa “gavião” e “falcão”. Este era o nome que os índios tupis davam às aves de rapina da família do falcão.

Outras versões deste nome também são encontradas no Brasil, tais como Kauã, Cauan e Kauan.

Felipe

De origem grega, o nome Felipe significa “amigo dos cavalos”, “o que gosta dos cavalos” ou ainda “o que ama a guerra”. Já dá pra se inspirar no nome para montar um enxoval temático, né? 

Luan

Com origem no latim e no celta, o nome Luan possui dois distintos significados. O primeiro é o de “leão”, atrelado as qualidades de “ele protege e é justo” e “guerreiro”. Outro significado é atrelado à Lua, significando também “o filho da Lua”.

Luciano

É relativo a Lúcio, do nome latino Lucius, que tem a mesma raiz de lux, ou luz. 

nomes inspirados na natureza

Oliver

Oliver vem do latim e significa “oliveira”, a árvore que produz azeitona, e também o azeite. Além de ser um nome masculino relacionado a uma árvore milenar com diversas simbologias, é ainda elegante e diferente! 

Tá gostando dos nomes inspirados na natureza? Ainda não acabou!

Pedro

Vem do grego e significa pedra ou rochedo. Para os pais, filhos são como pedras preciosas em suas vidas. Não tem como ter um nome mais lindo para simbolizar isso! Ele ainda pode ser combinado com outros nomes, criando composições lindas como João Pedro, Pedro Henrique, etc. 

Ravi

Esse nome ganhou fama recentemente, até os famosos se renderam! O significado é luminoso, aquece nos dias mais frios e é protagonista do verão. Já adivinhou? Sim, Ravi significa Sol e vem do sânscrito.

Tales

Tales é a uma variante portuguesa do nome de origem no grego Tháles, que deriva da raiz thálo. Quer dizer “verdejar”, “florir”, “florescer”, e significa “verdejante” ou “o que está florindo”.

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Nomes de bebês: quais foram os mais populares na pandemia?

20 nomes curtos de bebês que serão tendência em 2020

Como escolher o nome do bebê?

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário