5 erros que você comete ao dar banho no bebê
O banho no bebê é uma das tarefas que mais despertam insegurança nos pais de primeira viagem!
Além de segurar o bebê com cuidado, a família deve ter atenção à temperatura da água, um local seguro para usar a banheira (ou ofurô), os produtos de higiene a serem usados, toalha, etc.
E mesmo com toda a informação durante o pré-natal – diversos cursos para gestantes abordam os cuidados durante o banho no bebê – é natural que se cometam alguns erros, que também são importantes para os pais adquirirem experiência nesta nova fase da família.
Selecionamos os 5 principais erros que os pais ao dar banho no bebê:
1 – Deixar o bebê sozinho
Parece um erro absurdo mas, acredite, pode acontecer com você! Não estamos falando só de sair do ambiente e sim de “soltar” o bebê, mesmo que por poucos segundos.
Esse erro é especialmente comum agora que pode-se usar acessórios, como almofadas e redes de banho, que promovem uma falsa “sensação” de segurança. Mas mesmo com esse apoio, você nunca deve soltar o bebê na hora do banho. O bebê pode virar e se afogar em poucos centímetros de água.
2 – Água muito quente
Principalmente nas estações mais frias, os pais têm medo que o bebê passe frio, por isso acabam aquecendo demais a água. Mesmo que ela pareça agradável para você, lembre-se que a pele do bebê é muito sensível. Uma dica é testar a temperatura colocando o cotovelo na água, antes de colocar a criança.
3 – Usar muito sabonete
A pele do bebê é bastante sensível, por isso abusar do sabonete na hora do banho pode deixá-la muito ressecada. Além de escolher produtos indicados para a pele do recém-nascido, sem muito perfume e hipoalergênicos, os pais também devem ter bom senso com a quantidade.
4 – Não preparar o ambiente antes do banho
Dependendo da região onde a família mora, os pais devem preparar o banheiro antes de levar a criança. Isso envolve limpar a banheira, verificar a temperatura do água e aquecer o ambiente. Também é importante minimizar o tempo que o bebê fique desprotegido, por isso o ideal é tirar a roupinha somente na hora de colocá-la na água e sempre protegê-lo com uma toalha quente e macia.
5 – Não secar bem o bebê
Esquecer de secar todas dobrinhas é um dos erros mais comuns na hora de dar banho no bebê. Os pais devem usar uma fralda macia – não precisa ser a toalha – e secar com cuidado todo o corpo do bebê, sem esfregar o tecido em sua pele. O cuidado evita brotoejas, causadas pela umidade da pele.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Moleira do bebê: entenda sua importância
Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês
Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo