HomeBebês5 erros que você comete ao dar banho no bebê
banho no bebê

5 erros que você comete ao dar banho no bebê

O banho no bebê é uma das tarefas que mais despertam insegurança nos pais de primeira viagem!

Além de segurar o bebê com cuidado, a família deve ter atenção à temperatura da água, um local seguro para usar a banheira (ou ofurô), os produtos de higiene a serem usados, toalha, etc.

E mesmo com toda a informação durante o pré-natal – diversos cursos para gestantes abordam os cuidados durante o banho no bebê – é natural que se cometam alguns erros, que também são importantes para os pais adquirirem experiência nesta nova fase da família.

banho no bebê

Selecionamos os 5 principais erros que os pais ao dar banho no bebê:

1 – Deixar o bebê sozinho

Parece um erro absurdo mas, acredite, pode acontecer com você! Não estamos falando só de sair do ambiente e sim de “soltar” o bebê, mesmo que por poucos segundos.

Esse erro é especialmente comum agora que pode-se usar acessórios, como almofadas e redes de banho, que promovem uma falsa “sensação” de segurança. Mas mesmo com esse apoio, você nunca deve soltar o bebê na hora do banho. O bebê pode virar e se afogar em poucos centímetros de água.

2 – Água muito quente

Principalmente nas estações mais frias, os pais têm medo que o bebê passe frio, por isso acabam aquecendo demais a água. Mesmo que ela pareça agradável para você, lembre-se que a pele do bebê é muito sensível. Uma dica é testar a temperatura colocando o cotovelo na água, antes de colocar a criança.

banho no bebê

3 – Usar muito sabonete

A pele do bebê é bastante sensível, por isso abusar do sabonete na hora do banho pode deixá-la muito ressecada. Além de escolher produtos indicados para a pele do recém-nascido, sem muito perfume e hipoalergênicos, os pais também devem ter bom senso com a quantidade.

4 – Não preparar o ambiente antes do banho

Dependendo da região onde a família mora, os pais devem preparar o banheiro antes de levar a criança. Isso envolve limpar a banheira, verificar a temperatura do água e aquecer o ambiente. Também é importante minimizar o tempo que o bebê fique desprotegido, por isso o ideal é tirar a roupinha somente na hora de colocá-la na água e sempre protegê-lo com uma toalha quente e macia.

banho no bebê

5 – Não secar bem o bebê

Esquecer de secar todas dobrinhas é um dos erros mais comuns na hora de dar banho no bebê. Os pais devem usar uma fralda macia – não precisa ser a toalha – e secar com cuidado todo o corpo do bebê, sem esfregar o tecido em sua pele. O cuidado evita brotoejas, causadas pela umidade da pele.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças

Mesversário do bebê: um guia completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.