HomeBebês5 maneiras de fazer o bebê parar de chorar
bebe chorando

5 maneiras de fazer o bebê parar de chorar

A maioria dos bebê costuma chorar bastante – principalmente nos primeiros meses de vida. Com certeza, o que dá mais desespero para os pais de primeira viagem é quando a fralda do bebê já está trocada, ele já mamou, está quentinho, não tem sinais de febre ou assaduras e, mesmo assim, continua chorando incansavelmente.

O choro do bebê pode ser ocasionado por diversos fatores, como os citados acima, mas especialistas afirmam que o choro também pode ser atribuído a uma reação ao novo ambiente. Deixar de lado a segurança e o conforto do útero e ser bombardeado com as sensações do mundo externo é assustador para o bebê e ele pode levar um tempo para se acostumar.

Além de todas as novidades para o recém-nascido, durante os primeiros meses os pais podem sentir dificuldade na hora de identificar o ‘tipo’ de choro do pequeno. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco maneiras de acalmar o seu bebê e fazer ele parar de chorar.

1 – Embale o bebê e cante

Embalar o bebê em seus braços com suavidade pode acalmar o seu bebê. Curiosidade: o balanço ativa o sistema nervoso e faz com que o coração bata mais devagar e os músculos relaxem. A sua voz é capaz de chamar atenção do bebê e tirar o foco dele do choro. Além de conversar com o bebê, você pode cantar canções de ninar, músicas que você gosta – todos os ritmos são válidos -, ou colocar uma música em um volume agradável. Assim como o balanço, a música também acalma o sistema nervoso. O combo balanço + música é perfeito para acalmar o bebê!

2 – Posição confortável

Deixe o bebê em uma posição agradável, confortável e que passe segurança para ele. Por não ter controle do corpinho, os recém-nascidos podem se assustar com os próprios gestos involuntários. Por ter ficado tanto tempo no útero, o bebê não se sente confortável com movimentos livres. Para deixar o recém-nascido mais tranquilo e seguro você pode envolver o bebê em uma manta. Deixe o rostinho dele livre e deixe os bracinhos retos, rente ao corpo. Essa posição de ‘pacotinho’ traz lembranças de quando ele estava no útero.

Se você não quiser ‘embrulhar’ o seu filho, deixe o bebê em uma posição confortável no berço. Quando os bebês ficam deitados em um espaço muito amplo, ele pode se sentir desamparado ou com medo de cair. Para evitar sensações desse tipo, coloque o bebê de bruços ou de lado, com as costas apoiadas em um rolinho. Não deixe o seu filho nessas posições (principalmente de bruços) sem supervisão. No hora do sono, o melhor é colocá-lo deitado de costas.

Por serem menores, o carrinho ou o bebê-conforto podem ser mais aconchegantes para o bebê.

3 – Faça massagens

Os bebês costumam relaxar muito com massagens, que podem ser feitas com ou sem óleos. O poder tranquilizador da massagem é impressionante. Existem técnicas específicas para bebês, como a shantala. Existem diversos vídeos na internet ensinando a fazer massagens em bebês, mas o ideal é conversar com o pediatra antes de colocar em prática qualquer técnica. Também existem cursos e profissionais especialistas em massagens para bebês que orientam mamães.

 4 – Desligue as luzes

Levar o bebê para um ambiente escuro e silencioso é um dos jeitos mais efetivos de acalmar o recém-nascido. Bloquear estímulos de luzes e barulhos deixam os bebês mais calmos. Como falamos anteriormente, o bebê gosta de sentir sensações parecidas com as vivenciadas no útero – que era escurinho e calmo.

5 – Siga uma rotina

É importante criar uma rotina para o recém-nascido. Normalmente, eles não gostam de ser surpreendidos com situações atípicas. Com a criação de um rotina, o bebê sabe o que ele vai fazer e isso passa segurança para ele. Quando você colocar o bebê para dormir siga sempre o mesmo ritual – dar de mamar, tocar as fraldas e ninar…

Não adianta você ler sobre várias técnicas de como fazer o bebê dormir, e estar extremamente estressada quando for ninar o seu filho. Quando você estiver irritada, o choro do bebê irá incomodar você mais do que o normal e será muito mais difícil fazer o pequeno dormir. Pais nervosos não passam segurança e estabilidade para o bebê. Por isso, tenha um tempo para você. Tente relaxar, peça para outra pessoa ficar supervisionando o bebê por um tempinho. Quando você voltar, de ânimo renovado, será mais fácil lidar com o choro do bebê.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.