HomeBebês7 dicas para fazer o bebê dormir bem à noite
bebê dormir bem

7 dicas para fazer o bebê dormir bem à noite

Continuando nossa série sobre sono infantil, vamos falar hoje sobre a tão sonhada noite “inteira” de sono. A maioria dos pais não veem a hora do bebê dormir bem, durante a noite toda, e buscam orientações para ajudá-los nesta missão.

Primeiramente não há uma regra que define quando um bebê vai dormir a noite toda. Algumas crianças já têm condições de adormecer sem acordar durante a madrugada após os seis meses de idade, mas a maioria conquista esse aprendizado somente após os dois anos de idade. Existem dois fatores que contribuem bastante: a conduta dos pais e o ambiente, que vão ajudar a criança a adormecer na hora certa e dormir melhor.

A Assessora do Sono Materno e Infantil Lu Pimentel compartilhou conosco 7 dicas eficientes para ajudar o bebê dormir bem à noite:

1 – Estabeleça uma rotina de atividades para o dia-a-dia

“Essa não é uma novidade, mas é sempre bom lembrar os pais da importância de manter uma rotina durante o dia e a noite, que ajuda a dar previsibilidade para a criança. Sabendo o que vai acontecer, ela fica mais segura, sabe quando chega a hora de dormir e fica mais tranquila com o processo”, explicou a assessora do sono Lu Pimentel.

bebê dormir bem

2 – Tenha um ritual especial para sono da noite

Já falamos aqui sobre a importância do ritual de sono para ajudar o bebê dormir bem à noite. Ela é determinante para o sucesso do aprendizado do sono da criança. “Quando estiver anoitecendo, o bebê deve entender que está chegando perto da hora de dormir. Estabeleça um horário para dormir cedo. Isso é especialmente importante porque o pico de produção da melatonina (hormônio do sono) acontece horas após a criança ter adormecido ”.

3 – Comece a rotina de sono da noite 1 hora antes

“Cerca de uma hora antes do horário de dormir, inicie o ritual de sono da noite”, recomendou Lu Pimentel. Ou seja, se você deseja que o bebê durma às 20 horas, as atividades da rotina de sono devem começar às 19 horas.

4 – Evite superestimular o bebê durante a noite

É normal que os pais queiram brincar com o bebê quando chegam do trabalho, mas atividades que superestimulam a criança atrapalham a rotina de sono. Para o bebê dormir bem à noite e conseguir estender esse sono, ele deve estar relaxado. Nossa dica é priorizar atividades tranquilas, que fazem parte do ritual de sono da noite, como a leitura de um livro, um banho relaxante e uma canção de ninar.

bebê dormir bem

5 – Reduza o ritmo da casa

Como dissemos no início da matéria, o ambiente é determinante para ajudar o bebê dormir bem à noite. Então reduza o ritmo da casa durante a noite. Isso significa moderar a exposição da criança a aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e televisão; manter as luzes apagadas ou com iluminação bem amena; evitar barulhos altos e conversas ao telefone.

“Os aparelhos eletrônicos possuem um componente de luz, que na natureza é emitida apenas pelo sol. A exposição a essa claridade envia uma mensagem para o cérebro que ‘ainda é dia’, isso retarda a produção da melatonina. Ou seja, o bebê poderá apresentar mais dificuldade para adormecer e manter um sono tranquilo durante a noite”, lembrou a assessora de sono.

6 – Mantenha o quarto escuro

Essa dica complementa a recomendação anterior. O quarto em que a criança dorme deve ser mantido em total escuridão. Caso o ritual da noite inclua alguma atividade no ambiente, o ideal é manter uma luz amena e depois apagá-la totalmente.

bebê dormir bem

7 – Não interaja com o bebê caso ele desperte

Essa recomendação é importante nos momentos em que o bebê acordar de madrugada. Não brinque e não converse com a criança. Se tiver que trocar uma fralda ou amamentá-lo, faça tudo em silêncio. Isso vai ajudá-lo a diferenciar o dia da noite.

Leia mais sobre Sono Infantil:

Série Sono Infantil: vamos te ajudar a fazer seu bebê dormir melhor

Dicas para o bebê dormir melhor: a importância da rotina de sono

Dicas para o bebê dormir melhor: descubra onde está o problema

Série sono infantil: o que fazer quando o bebê só dorme mamando?

 

 

Lu Pimentel – Assessora do Sono Materno e Infantil

FACEBOOK: www.facebook.com/lupimentelmae

INSTAGRAM: www.instagram.com/lupimentelmae

YOUTUBE: www.youtube.com/lupimentelmae

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento

Lembrancinha maternidade: 15 ideias delicadas

Bebê pode entrar na piscina?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.