HomeBebêsAlimentação7 dicas para o seu filho comer melhor
crianças comendo alimentos saudáveis

7 dicas para o seu filho comer melhor

Dar comida para o seu filho é quase uma missão impossível? Não se preocupe. Você não está sozinha! Umas das queixas mais comuns nos consultórios pediátricos é justamente essa: “o meu filho não come bem”.

Boa parte dos pediatras recomenda que os pais relaxem mais. A preocupação excessiva em fazer a criança comer bem pode ser a grande motivação para a criança comer mal.

Além disso, é importante observar se os parâmetros de crescimento da criança estão normais. Caso os números estejam dentro da normalidade, minimize a sua preocupação com a alimentação do seu pequeno.

crianças comendo alimentos saudáveis

 

Confira 7 dicas para o seu filho comer melhor:

 

1 – Seja o exemplo

Os filhos costumam se espelhar nos pais. Se você quer que o seu filho tenha hábitos alimentares saudáveis, dê o exemplo. Não adianta você falar para o seu filho que ele precisa comer verduras e legumes, se você não inclui esse tipo de alimento no próprio prato.

 

2 – Não transforme a comida em pasta

Claro, você pode misturar a comida da criança. Mas é importante ressaltar que misturar os alimentos não significa bater a comida toda no liquidificador e transformá-la em uma pasta sem gosto definido. É importante que a criança aprenda a apreciar sabores diferente e saiba distinguir um alimento do outro.

 

3 – Brinque com a apresentação do prato

A hora de comer pode ser divertida. Você pode brincar com a apresentação do prato, fazer carinhas, desenhos e etc. Dessa forma, a refeição ficará mais divertida e a criança sentirá mais prazer na hora de comer. Atenção: brincar com a apresentação da comida não significa enganar a criança e esconder alimentos que ela não gosta no prato. Isso pode deixar a criança irritada e fazer com que ela coma menos ainda.

 

4 – Cardápio variado

Ninguém gosta de comer sempre a mesma coisa. Elabore um cardápio variado para o seu filho. Não sirva no jantar o mesmo cardápio do almoço. Você pode e deve reaproveitar os alimentos, mas faça combinações diferentes.

 

5 – A culpa não é da criança

O seu filho só quer tomar refrigerante, comer biscoito recheado e diversos outros doces? A culpa não é dele! Ela, inclusive, pode ser sua. Afinal, quem apresentou esse tipo de ‘alimento’ para ele, quem compra refrigerante e biscoitos para ter em casa? Você! Os maus hábitos alimentares das crianças são influenciados pelos adultos.

 

6 – Sem ameaças e estresse!

“Se você não comer tudo, não vai brincar”. Ameaças não funcionam com crianças. Não é isso que fará o seu filho comer melhor. Gritar, fazer alvoroço porque a criança não está comendo direito transforma a hora do almoço ou jantar em uma tortura. Além disso, você não resolverá o seu problema no grito. Por isso, mantenha a calma e deixe a criança comer a quantidade que ela quiser. Ela não passará fome.

 

7 – Participação da criança

Desperte a curiosidade da criança na cozinha. Participar do preparo dos alimentos pode ser divertido para ela. Isso também estimulará a vontade da criança comer e experimentar novos alimentos. Além disso, a hora do preparo da comida será mais um momento de vocês e isso pode estreitar ainda mais a relação mãe e filho. Aulas de culinária também costumam ser bem divertidas e estimulantes!

 

Acompanhe todas as novidades do Ficar Grávida pelas redes sociais!!!

Vai lá: facebook e instagram.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.