HomeBebêsAlimentaçãoIntrodução Alimentar: agora é a vez das papinhas salgadas!
papinhas salgadas

Introdução Alimentar: agora é a vez das papinhas salgadas!

Tanto a Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto o Ministério da Saúde, recomendam que o bebê seja alimentado exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida, excluindo também a água e os chás. Pediatras afirmam que a criança só está realmente preparada para se alimentar de sólidos depois de alguns marcos de desenvolvimento que acontecem justamente aos seis meses de idade, como sentar, pegar e levar, sozinho, comida à boca. O início da introdução alimentar é feita com frutas e papinhas doces nos intervalos das principais refeições, de manhã e à tarde, e somente depois, entram as papinhas salgadas, primeiro apenas no almoço, em seguida, incluindo também a janta.

Vale lembrar que mesmo depois do bebê iniciar a introdução alimentar, o aleitamento materno ainda deve ser oferecido em livre demanda até os dois anos de idade ou mais, sendo complementado pela alimentação sólida. Existem duas formas de introdução alimentar: em forma de papinhas, ou seguindo método BLW, onde a criança come sozinha alimentos cortados maiores. Temos uma matéria inteira explicando tudo sobre o método aqui.

As papinhas salgadas são introduzidas para suprir as necessidades nutricionais e calóricas do organismo do bebê que está se desenvolvendo, sendo essenciais para seu bom funcionamento.

Assim como acontece com as frutas, as papinhas salgadas devem ser introduzidas aos poucos. Diferente das frutas que têm o sabor mais próximo ao leite materno, e são mais fáceis de serem aceitas, as papinhas salgadas costumam ter essa aceitação um pouco mais demorada, exigindo muita paciência de quem o alimenta. O truque para facilitar a aceitação, é a repetição. Com o tempo ele vai se acostumando aos novos sabores e tentando outros.

O ideal é amassar os alimentos, e nunca usar o liquidificador, assim, você estará estimulando a mastigação. Apenas mais tarde, quando a carne entrar no cardápio, você poderá passar no liquidificador. Com o tempo, você passa a cortar a carne bem pequena para que a criança se acostume com sua textura.

Para ajudar seu pequeno a apreciar as papinhas salgadas, confira algumas deliciosas receitas!

papinhas salgadas

 

Confira algumas receitas de papinhas salgadas

 

papinhas salgadas carne com mandioquinha papinhas salgadas de caldo de frango com abobrinha papinhas salgadas frango com agrião papinhas salgadas frango com beterraba

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Introdução Alimentar: a hora das papinhas doces

– Alimentos essenciais para a saúde da criança

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.