Amamentação após mamoplastia: Cirurgia prejudica o aleitamento?
Um dos maiores receios das mulheres que passaram por uma cirurgia de redução de seios é se conseguirão amamentar. A dificuldade pode sim aparecer, mas tudo vai depender do procedimento utilizado pelo cirurgião, que pode prejudicar ou não o sucesso da amamentação após mamoplastia.
Cirurgia para redução de seios
Sozinha, a mamoplastia redutora não impede a amamentação. O que pode dificultar é a técnica utilizada na cirurgia. Existem procedimentos que removem muito tecido mamário e reposicionam o mamilo, atingindo nervos, glândulas e ductos. Esse tipo de abordagem pode favorecer maiores dificuldades na amamentação após mamoplastia.
Mas essa não é uma regra, pois atualmente os cirurgiões procurem preservar o tecido glandular, para que a mulher consiga amamentar no futuro. Por isso é tão importante conversar com o médico para entender o que será feito e sobre a vontade da mulher em ter sucesso na amamentação após mamoplastia.
Amamentação após mamoplastia: Como saber se conseguirei amamentar?
Muitas mulheres que passaram por uma mamoplastia redutora acreditam que não conseguirão amamentar antes mesmo de tentar. E como as técnicas de cirurgia estão cada vez mais modernas, a probabilidade dela conseguir são altas. Mas só é possível comprovar isso se a mulher tentar amamentar.
No início, independente da cirurgia ou não, é natural ter dificuldades para ajustar a pega do bebê. Por isso, não desista nas primeiras semanas. Busque auxílio com uma enfermeira especializada em amamentação ou em um banco de leite. Lembre-se que a melhor forma de estimular a produção de leite é amamentando, então praticar a livre demanda é fundamental.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais sobre amamentação:
Posições para amamentar: encontre a mais confortável
Amamentar emagrece mesmo? Veja dicas para perder o peso extra!