HomeBebêsAmamentaçãoPor que o mês da amamentação se chama Agosto Dourado?
agosto dourado

Por que o mês da amamentação se chama Agosto Dourado?

Instituído no Brasil em 2017, o agosto dourado carrega esse nome por celebrar o leite materno como alimento padrão ouro – definição estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

A ideia é a mesma do Outubro Rosa e do Novembro Azul, ou seja, um movimento para alertar a população sobre um tema de extrema importância para a saúde pública.

agosto dourado

Agosto Dourado incentiva aleitamento materno

A proposta é que todos os dias do período sejam dedicados a incentivar a amamentação. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria busca a sensibilização de profissionais e da população em geral para a importância do ato de amamentar, buscando o apoio e o estímulo a esse gesto.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

Por que amamentar? Entenda a importância desse ato de amor

O leite materno é rico em água, vitaminas, proteínas, gorduras e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento e para proteção do recém-nascido nos primeiros meses de vida.

Com células de defesa e fatores anti-infecciosos que fortalecem o sistema imunológico, ele protege o recém-nascido de infecções comuns, diminuindo as chances de obesidade, problemas respiratórios e alergias.

agosto dourado

Veja outros benefícios para as mamãe:

  • Diminui a ansiedade da mãe: ela entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar;
  • Favorece o emagrecimento: sabe aqueles quilinhos extras que a mãe ganha durante a gestação? A amamentação também ajuda a voltar ao peso ideal. Segundo estudos, o ato gera uma queima de 700 calorias por dia;
  • Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal, protegendo contra o câncer de mama e de ovário;
  • Libera ocitocina, o hormônio do amor que dá bem-estar às mamães.

Amamentar é um Ato Ecológico!

Neste Agosto Dourado 2020, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) vai mostrar a importância do aleitamento materno para o meio ambiente como um ato ecológico. Com o lema “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”, o objetivo é reduzir o impacto do lixo gerado pelo descarte de embalagens de leite em pó, plástico de mamadeiras e bicos de borracha –  materiais com decomposição lenta. 

Além de não custar nada, o leite materno é um dos poucos alimentos produzidos e liberados para consumo sem nenhuma poluição, já que não precisa de embalagem desnecessária ou desperdício. Ele é produzido de acordo com a necessidade do bebê e não precisa nem esquentar! Ajude a espalhar essa ideia, mamãe!

agosto dourado

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Semana da Amamentação: O que as famosas falam sobre o aleitamento materno?

Especial Aleitamento Materno: mitos e verdades da amamentação

Especial Aleitamento Materno: a pega correta

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário