HomeBebêsAmamentaçãoAmamentação previne câncer de mama
amamentação previne câncer

Amamentação previne câncer de mama

De acordo com dados coletados em 2012 pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer, foram diagnosticados 53 mil novos casos de câncer de mama e cerca de 12 mil mulheres morreram. A prevenção e o diagnóstico precoce ainda é a melhor arma contra a doença! E uma boa notícia para as mulheres que amamentam: a amamentação previne câncer de mama!

amamentação previne câncer

Mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolver câncer de mama

Segundo estudos, a cada 12 meses de amamentação, a mulher tem 4,3% menos risco de desenvolver câncer de mama. Essa proteção pode ter relação com a exposição aos hormônios femininos, que é menor com o aleitamento materno. Quanto maior é o período de amamentação, menor é a ação dos hormônios.

Outra hipótese que coloca a amamentação na prevenção ao câncer de mama é a alteração celular que acontece no tecido mamário durante a gravidez e o aleitamento. Essas alterações aumentariam a funcionalidade das células, diminuindo o risco da doença.

Amamentação previne câncer de mama, mas não elimina exames preventivos

Mas, atenção! Não é porque você amamenta que deve deixar de lado os exames preventivos. É primordial manter uma rotina de prevenção com o seu médico, com ultrassons e mamografias regulares.

Fatores de risco para o câncer de mama:

  • Puberdade precoce
  • Mulheres acima com 50 anos ou mais;
  • Que já tiveram outros tipos de câncer;
  • Que não tem filhos;
  • Mulheres que fizeram uso de estrogênio (sem progesterona) por 10 anos ou mais.

amamentação previne câncer

IMPORTANTE: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementar à alimentação até os dois anos de vida ou mais. O leite materno contém todos os nutrientes necessários ao bebê, além de anticorpos fundamentais para a proteção e desenvolvimento saudável da criança.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

Almofada de amamentação: 10 modelos para diferentes estilos de mãe

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

Posições para amamentar: encontre a mais confortável

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.