Amamentação previne câncer de mama
De acordo com dados coletados em 2012 pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer, foram diagnosticados 53 mil novos casos de câncer de mama e cerca de 12 mil mulheres morreram. A prevenção e o diagnóstico precoce ainda é a melhor arma contra a doença! E uma boa notícia para as mulheres que amamentam: a amamentação previne câncer de mama!
Mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolver câncer de mama
Segundo estudos, a cada 12 meses de amamentação, a mulher tem 4,3% menos risco de desenvolver câncer de mama. Essa proteção pode ter relação com a exposição aos hormônios femininos, que é menor com o aleitamento materno. Quanto maior é o período de amamentação, menor é a ação dos hormônios.
Outra hipótese que coloca a amamentação na prevenção ao câncer de mama é a alteração celular que acontece no tecido mamário durante a gravidez e o aleitamento. Essas alterações aumentariam a funcionalidade das células, diminuindo o risco da doença.
Amamentação previne câncer de mama, mas não elimina exames preventivos
Mas, atenção! Não é porque você amamenta que deve deixar de lado os exames preventivos. É primordial manter uma rotina de prevenção com o seu médico, com ultrassons e mamografias regulares.
Fatores de risco para o câncer de mama:
- Puberdade precoce
- Mulheres acima com 50 anos ou mais;
- Que já tiveram outros tipos de câncer;
- Que não tem filhos;
- Mulheres que fizeram uso de estrogênio (sem progesterona) por 10 anos ou mais.
IMPORTANTE: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementar à alimentação até os dois anos de vida ou mais. O leite materno contém todos os nutrientes necessários ao bebê, além de anticorpos fundamentais para a proteção e desenvolvimento saudável da criança.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais sobre amamentação:
Almofada de amamentação: 10 modelos para diferentes estilos de mãe