HomeBebêsAmamentaçãoAmamentar gêmeos é possível! Confira dicas
amamentar gêmeos

Amamentar gêmeos é possível! Confira dicas

A amamentação é a melhor forma de alimentar o recém-nascido! No caso de múltiplos, vale a mesma regra também. Apesar de não ser uma prática muito fácil, com um pouco de paciência e dedicação aos pequeninos, é possível amamentar ambos sem maiores problemas. É tudo questão de adaptação de rotina, e é exatamente sobre isso que vamos falar em nosso post! Vamos conferir algumas dicas para amamentar gêmeos?

amamentar gêmeos

Contando com uma ajudinha extra, você pode tranquilamente amamentar seus pequenos exclusivamente!

 

Amamentar gêmeos

Saber direitinho todos os benefícios do leite materno e da amamentação exclusiva é essencial, pois somente com esta certeza será possível manter a calma e seguir todos os passos para alcançar seu objetivo de amamentar gêmeos exclusivamente.

No caso de trigêmeos também é possível amamentar sem problemas, apenas será um pouco mais complicado manter uma rotina para amamentar todos. Por isso, se você puder contar com uma ajudinha extra, e for extremamente organizada, você conseguirá!

Quando há mais de um bebê, é preciso ter consciência de que a amamentação não é tão simples. Você precisará ter mais dedicação do que se tivesse apenas um, pois se trata de um processo trabalhoso! Pense nos benefícios que os pequenos estarão ganhando e seja firme e forte, pois você é capaz!

 

Agora, vamos às dicas!

No caso de trigêmeos ou mais, ordenhar o leite e guardar para, com uma ajudinha a mais, oferecer a um dos bebê, é super válido e economiza tempo. Porém, se preferir, um dos bebês precisará aguardar um pouquinho algum dos irmãos terminar de mamar. Não é impossível, é apenas trabalhoso! Manter uma tabelinha para saber a ordem dos pequenos é super válido e vai ajudar bastante na organização do dia a dia.

Muitas mamães de múltiplos se perguntam se o leite será suficiente para todos. Vamos lembrar da lei da oferta e da procura e concluir que, quanto maior a demanda solicitada, maior será a produção do leite materno. É importante ir à todas as consultas com o pediatra, tirar todas as dúvidas e acompanhar o ganho de peso dos bebês. Desde que ambos estejam ganhando peso, você está com uma boa demanda de produção de leite materno. Em caso dúvidas, não hesite em buscar ajuda de um profissional nos bancos de leite ou até na maternidade onde os pequenos nasceram.

É preciso deixar os bebês esvaziarem completamente o peito durante a mamada, pois assim ambos recebem o leite da última fase, aquele mais gorduroso, responsável pela saciedade. E manter um rodízio, invertendo os bebês também é importante para estimular ambas as mamas e também os pequenos, tanto do lado direito, quanto do esquerdo.

É possível amamentar gêmeos sem problemas, desde que você conte com a ajuda de alguém para posicioná-los e uma poltrona bem confortável. A almofada especial para gêmeos também é super bem vinda para sustentar os bebês e evitar dores na coluna.

Apesar do ideal ser a livre demanda, você pode estabelecer uma regra para amamentar os pequenos e manter uma rotina para não ficar muito cansativo para você.

É essencial alimentar-se sempre que tiver fome, mais ou menos de seis a oito vezes por dia. Invista em leite, sucos e vitaminas de frutas, assim você ingere a quantidade de nutrientes e vitaminas necessárias. Não deixe de ir às suas consultas médicas para avaliar se precisa de algum complemento ou não.

A visita ao pediatra também é muito importante, assim ele pode avaliar o ganho de peso dos pequeninos. E caso precisem de algum complemento artificial, não fique triste, é possível complementar o leite materno sem maiores problemas usando um copinho ou seringa, sem prejudicar a amamentação! 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Amamentação depois da introdução alimentar, como fica?

– Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.