HomeBebêsAmamentaçãoVale a pena contratar uma consultora em amamentação?
consultora em amamentação

Vale a pena contratar uma consultora em amamentação?

A amamentação é sem dúvidas um dos momentos mais emocionantes e importantes da maternidade. Mas ela não é tão simples quanto parece! Por mais que para algumas mulheres amamentar seja praticamente um instinto, para outras pode ser um grande desafio.

É em meio aos obstáculos encontrados na lactação que surge a Consultora de Amamentação, uma profissional para te informar, apoiar e te guiar nesse processo tão importante para você e o bebê. Entrevistamos a fonoaudióloga e consultora em amamentação Maíra Botta sobre os principais desafios do período e a importância de contar com orientação profissional.

consultora em amamentação

Amamentação reduz risco de diabetes tipo 2 entre as mães

Missão

Sabia que a consultora em amamentação não é apenas para a gestante? É o que diz Maíra, também diretora e consultora do Crescer Criança. “A consultora acompanha, orienta e oferece apoio para a dupla mãe-bebê e para a família, tanto durante a gravidez quanto no pós-parto. O foco é a boa evolução e estabelecimento do aleitamento materno, bem como na solução dos problemas que possam aparecer nessa fase”.

É bom saber que depois de estabelecida a amamentação, tudo flui muito bem e as mamães podem continuar amamentando por um bom tempo — até mesmo as que já voltaram a trabalhar. Esse é mais um dos trabalhos da consultora em amamentação!

“As profissionais auxiliam na organização prática e emocional da mãe e do bebê, ensinando o manejo com o leite materno, instruindo sobre os utensílios utilizados para retirá-lo, acondicioná-lo e transportá-lo e como oferecê-lo ao bebê, sendo um apoio fundamental para a continuidade e prolongamento da amamentação”.

Posso contratar já na gravidez?

A resposta é sim! Algumas famílias contratam a consulta em amamentação já na gravidez quando a mãe tem mamas fissuradas, mastite ou quando o bebê está com baixo ganho de peso, mas isso não é regra.

Você pode iniciar esse suporte por meio de encontros com a consultora em amamentação para receber informações e tirar todas as dúvidas, como por exemplo: modos de aumentar a produção de leite, posições favoráveis para amamentar, formas de sugar, orientações preventivas para evitar fissuras e empedramentos, manejo da apojadura, confusão de bicos etc.

Posições para amamentar: encontre a mais confortável

consultora em amamentação

Consultora em amamentação: Investimento

O valor da consultoria varia muito entre as cidades e até entre os profissionais, mas o investimento vale a pena para manter o bem-estar da mamãe. A Maíra sugere até que esse seja um presente — fica a dica para vovós, tias ou madrinhas do bebê!

A maneira de conduzir a consultoria também pode variar, mas todas têm como objetivo o sucesso da amamentação. O trabalho se inicia com uma avaliação da mãe, do bebê e da amamentação. E, de acordo com cada caso, são feitas as orientações, manejos, técnicas, e o que mais for necessário para a família.

Amamentar

A responsabilidade de nutrir um filho é enorme — o que acaba pesando no emocional de toda a família. Para que esse momento seja nada mais do que prazeroso, é fundamental que a mulher esteja confiante, muito bem informada e acolhida. “A mulher precisa de apoio emocional para viver inteiramente esse momento de tanta mudança e suporte para que a sua única preocupação seja o seu bebê”, diz Maíra.

O entorno, completa a consultora de amamentação, deve respeitar esse momento e fazer o necessário para ajudar a mulher no processo. “O ideal é que a mãe não precise se preocupar com a casa, com o que vai ter para comer, o vencimento das contas, com as compras do supermercado, etc. A mãe precisa de tempo para o seu bebê, para que se conheçam, para criarem vínculo, para aprenderem como a amamentação funciona, para se sentirem seguros!”

consultora em amamentação

Infelizmente, com a romantização que se faz em cima da amamentação, o assunto ainda é cheio de mitos e crenças para algumas mamães. É inegável que amamentar é um ato tão maravilhoso e uma conexão indescritível, afirma Maíra, “mas esquecemos de dizer que a amamentação na espécie humana não é puramente instintiva, mães precisam aprender a amamentar e bebês precisam aprender a mamar”.

Lembre-se, mãe: não é todo bebê que nasce e mama sem dificuldade alguma. Amamentar pode ser tranquilo para algumas mães, mas muito difícil e dolorido para outras! Procure ajuda profissional e busque por informações de qualidade para uma amamentação de sucesso.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

Seios caídos na amamentação?

Descubra o que é Mastite e como tratar

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

4 formas de usar a almofada de amamentação

Almofada de amamentação: 10 modelos para diferentes estilos de mãe

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.