HomeBebêsAmamentaçãoGreve de amamentação: seu bebê já passou por isso? Saiba mais!
greve de amamentação

Greve de amamentação: seu bebê já passou por isso? Saiba mais!

Se aparentemente sem motivo seu bebê passou a recusar o leite materno, ele pode estar em greve de amamentação que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorre principalmente em crianças menores de um ano.

Neste caso, a rejeição ao aleitamento é de início súbito e inesperado. A criança parece insatisfeita e, em geral, não dura mais que 2 ou 4 dias. Mas por que, afinal, alguns bebês fazem essa greve?

greve de amamentação

Por que alguns bebês passam pela greve de amamentação?

Muitos fatores podem desencadear uma greve de amamentação, mas normalmente indica que o bebê está tentando dizer à mãe que algo não está certo. 

Durante uma greve de amamentação, o bebê pode parecer feliz em alcançar o seio, mas depois age desinteressado ou começa a chorar. As causas comuns de uma greve de amamentação incluem:

Dor ou desconforto: dentição ou afta podem causar dor na boca durante a amamentação e uma infecção no ouvido pode causar dor na sucção.

Doença: um resfriado que deixa o nariz entupido, por exemplo, pode dificultar a respiração do bebê durante a amamentação.

Estresse ou distração: superestimulação, alimentação atrasada ou uma longa separação da mãe são fatores que podem causar confusão e dificuldade em amamentar. Uma forte reação materna ao ser mordida durante a amamentação pode ter o mesmo efeito. Às vezes, no entanto, um bebê está simplesmente muito distraído para amamentar.

Aromas ou gostos incomuns: alterações no seu cheiro devido a um novo sabão, perfume, loção ou desodorante podem fazer com que o bebê perca o interesse na amamentação. Alterações no sabor do leite materno, desencadeadas por fatores como a comida que você come, por exemplo, também podem desencadear uma greve de amamentação.

Lembre-se de que, se o bebê entrar em greve de amamentação, isso não significa necessariamente que ele está pronto para o desmame. 

O indicado é ter paciência, verificar os possíveis motivos, realizar mudanças pertinentes na rotina e, claro, sempre buscar orientação do pediatra.

greve de amamentação

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Humor na gravidez: dicas para te ajudar a manter a calma

Chupeta: 5 mitos e verdades sobre o uso desse objeto tão polêmico

Sono na gravidez: como dormir bem em cada trimestre da gestação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário