Trocar a fralda do bebê antes ou depois de amamentar?
Para as mamães de primeira viagem, tudo é novidade quando o assunto é cuidar dos bebês. Uma dúvida comum na hora de trocar a fralda é se perguntar se o processo deve ser feito antes ou depois da mamada.
Afinal, o bebê pode fazer cocô antes, depois e até durante a amamentação. E é próprio dos recém-nascidos fazer as necessidades várias vezes ao dia, inclusive de madrugada. Para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas importantes!
Quando trocar a fralda do bebê?
É importante que os papais troquem a fralda várias vezes ao dia (de 3 a 4 vezes no mínimo), pois a presença das bactérias nas fezes e urina causam irritação na pele e podem provocar assaduras no bebê.
O momento em que você trocará a fralda depende bastante de como é o seu bebê. Confira as vantagens de cada período!
Antes da amamentação
Se o seu bebê não for daqueles que faz cocô praticamente a cada mamada, é a melhor opção porque diminui a quantidade de leite que o bebê regurgita. Trocar a fralda logo depois de mamar é leite voltando na certa. Isso é especialmente importante para bebês com refluxo que regurgitam muito e não ganham peso.
Se o bebê tiver feito cocô antes de oferecer o peito, é necessário trocar porque o bebê pode ficar incomodado, sem contar que você sentirá aquele cheirinho desagradável.
Essa dica é válida, inclusive, se o bebê estiver sonolento. Com a troca antes da mamada, ele já dá uma despertada. Com a fraldinha já trocada, o pequeno só mama e depois já dorme naturalmente. Nesse período, você também aproveita para descansar!
Depois da amamentação
Geralmente, recém-nascidos costumam fazer cocô depois da mamada. Se o seu bebê é assim, é melhor esperar do que trocar a fralda duas vezes. Aqueles que também tem muita fome e costumam chorar porque já querem mamar, é ideal trocar depois do “tetê”. Dessa forma, ele estará mais saciado e ficará mais calminho na troca.
Agora, se o seu bebê faz cocô só no fim da mamada e bem no meio da madrugada, troque a fralda praticamente com a luz apagada e sem muito estímulo para que o pequeno volte a dormir logo em seguida.
Não se esqueça de passar uma pomada anti-assadura, pois muito provavelmente o bebê, já dormindo, pode fazer suas necessidades quando estiver de volta no berço.
Durante a amamentação
Se o seu bebê quase sempre faz cocô durante a mamada, não tem muito jeito. Ou você troca depois ou no intervalo entre um seio e o outro. E fique tranquila quanto ao soninho! Trocar a fralda no meio da amamentação é melhor do que no final se a intenção é fazê-lo dormir após o mamar.
É necessário observar como o seu filho reage em cada momento do dia. Trocar as fraldas do bebê requer prática, mas com o tempo você tira de letra! Como você faz aí em casa? Conta pra gente nos comentários!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Por que o mês da amamentação se chama Agosto Dourado?
Amamentação prolongada: até quando amamentar o bebê?
Amamentação após mamoplastia: Cirurgia prejudica o aleitamento?