HomeBebêsAmamentaçãoTrocar a fralda do bebê antes ou depois de amamentar?
trocar a fralda

Trocar a fralda do bebê antes ou depois de amamentar?

Para as mamães de primeira viagem, tudo é novidade quando o assunto é cuidar dos bebês. Uma dúvida comum na hora de trocar a fralda é se perguntar se o processo deve ser feito antes ou depois da mamada.

Afinal, o bebê pode fazer cocô antes, depois e até durante a amamentação. E é próprio dos recém-nascidos fazer as necessidades várias vezes ao dia, inclusive de madrugada. Para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas importantes!

trocar a fralda

Quando trocar a fralda do bebê?

É importante que os papais troquem a fralda várias vezes ao dia (de 3 a 4 vezes no mínimo), pois a presença das bactérias nas fezes e urina causam irritação na pele e podem provocar assaduras no bebê.

O momento em que você trocará a fralda depende bastante de como é o seu bebê. Confira as vantagens de cada período!

Antes da amamentação

Se o seu bebê não for daqueles que faz cocô praticamente a cada mamada, é a melhor opção porque diminui a quantidade de leite que o bebê regurgita. Trocar a fralda logo depois de mamar é leite voltando na certa. Isso é especialmente importante para bebês com refluxo que regurgitam muito e não ganham peso.

trocador no banheiro masculino

Se o bebê tiver feito cocô antes de oferecer o peito, é necessário trocar porque o bebê pode ficar incomodado, sem contar que você sentirá aquele cheirinho desagradável. 

Essa dica é válida, inclusive, se o bebê estiver sonolento. Com a troca antes da mamada, ele já dá uma despertada. Com a fraldinha já trocada, o pequeno só mama e depois já dorme naturalmente. Nesse período, você também aproveita para descansar! 

Depois da amamentação

Geralmente, recém-nascidos costumam fazer cocô depois da mamada. Se o seu bebê é assim, é melhor esperar do que trocar a fralda duas vezes. Aqueles que também tem muita fome e costumam chorar porque já querem mamar, é ideal trocar depois do “tetê”. Dessa forma, ele estará mais saciado e ficará mais calminho na troca. 

Agora, se o seu bebê faz cocô só no fim da mamada e bem no meio da madrugada, troque a fralda praticamente com a luz apagada e sem muito estímulo para que o pequeno volte a dormir logo em seguida. 

Não se esqueça de passar uma pomada anti-assadura, pois muito provavelmente o bebê, já dormindo, pode fazer suas necessidades quando estiver de volta no berço.

trocar a fralda

Durante a amamentação

Se o seu bebê quase sempre faz cocô durante a mamada, não tem muito jeito. Ou você troca depois ou no intervalo entre um seio e o outro. E fique tranquila quanto ao soninho! Trocar a fralda no meio da amamentação é melhor do que no final se a intenção é fazê-lo dormir após o mamar.

trocar a fralda

É necessário observar como o seu filho reage em cada momento do dia. Trocar as fraldas do bebê requer prática, mas com o tempo você tira de letra! Como você faz aí em casa? Conta pra gente nos comentários!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Por que o mês da amamentação se chama Agosto Dourado?

Amamentação prolongada: até quando amamentar o bebê?

Amamentação após mamoplastia: Cirurgia prejudica o aleitamento?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário