Por que é importante amamentar de madrugada?
A amamentação é um dos maiores desafios da maternidade, especialmente nos primeiros meses quando as mães têm que lidar com dores, cansaço e noites mal dormidas. Esse último item é um dos mais citados, mas é importante saber que amamentar de madrugada é fundamental.
Amamentar de madrugada: Por que é importante?
“Meu bebê está trocando o dia pela noite”. Já ouviu essa frase de alguma recém mamãe? É natural esse sentimento, de achar que o bebê nunca vai aprender a dormir durante a noite.
Mas lembramos que os despertares noturnos são um mecanismo de sobrevivência dos pequenos. Recém-nascidos não têm um sono mais pesado e consistente porque ainda não estão com o seu sistema nervoso totalmente desenvolvido. Além disso, precisam mamar.
O leite materno tem uma digestão mais fácil e ação calmante, por isso os pequenos mantém as mamães mais alertas e atentas aos seus sinais de fome. E não só isso. Leite materno também é aconchego, segurança e amor, sensações que os pequenos precisam sentir em abundância nos primeiros meses de vida (teoria da exterogestação, lembram?).
Amamentar de madrugada aumenta a produção de leite
Outra questão sobre amamentar de madrugada é a produção de leite. O pico de produção da prolactina, principal hormônio da lactação, ocorre de madrugada. Com isso, mulheres que desejam amamentar de forma prolongada e mantém a livre demanda nesse período são beneficiadas.
Para as noites serem mais confortáveis para a família, uma boa é adaptar um quarto compartilhado, com ninho protetor ou berço acoplado. Também vale investir em uma poltrona amamentação de qualidade, que permita que a mãe descanse durante as mamadas com encosto reclinável e apoio para os pés.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais sobre amamentação:
Posições para amamentar: encontre a mais confortável
Amamentar emagrece mesmo? Veja dicas para perder o peso extra!