HomeBebêsAmamentaçãoAmamentar gripada faz mal ao bebê?
amamentar gripada

Amamentar gripada faz mal ao bebê?

A amamentação é repleta de desafios e dúvidas, especialmente para as mães de primeira viagem. Um questionamento comum surge quando a mulher que está amamentando se vê doente, mesmo que seja uma gripe ou resfriado simples. Será que é possível amamentar gripada sem prejudicar o bebê?

Mãe deve sim amamentar gripada

A resposta é mais simples do que a maioria das mães imaginam: nada deve mudar! A mãe deve sim amamentar gripada, pois o aleitamento é muito importante para não só manter a saúde do bebê como para mantê-lo longe dos vírus.

amamentar gripada

Mas o vírus não passa pelo leite?

Os vírus que circulam no sangue da mulher com gripe pode passar para o leite em pouquíssima quantidade. E nem se sabe ao certo se a doença pode realmente ser transmitida dessa forma. O mais comum é que o vírus da gripe se propague com o contato com contato físico, transmissão de saliva ou muco.

Sendo assim, as mães protegem mais os bebês mantendo um rígido controle de higiene, lavando as mãos com frequência, evitando beijar a criança enquanto estiverem doentes e usando uma máscara na hora de amamentar.

Anticorpos do leite materno

Além do baixo risco de transmissão da doença pela amamentação, vale lembrar que o leite materno é um alimento “vivo”. Além de nutrientes, ele é rico em anticorpos. Como o organismo da mãe vai estar lutando contra a doença, produzindo anticorpos para combater o vírus da gripe, esses mesmos agentes também são passados pelo bebê. Ou seja, amamentar gripada não faz mal ao bebê e ainda o protege de pegar a doença, reforçando a sua imunidade. A natureza é incrível, não é mesmo?

amamentar gripada

Pode tomar remédio?

Essa é uma questão delicada, pois os medicamentos podem sim passar para o bebê através do leite. O ideal é que a mãe consulte um médico e informe que está amamentando. Mas, se os sintomas não estiverem tão fortes, nossa dica é tentar amenizar os incômodos com medidas naturais.

Vacina da gripe

E, lembre-se: mães de recém-nascidos devem se vacinar contra a gripe, na campanha anual de combate à doença. A medida ajuda a proteger o bebê, através do leite materno. Após os seis meses de vida, os pequenos também podem ser vacinados ou de acordo com a indicação na carteira de vacinação.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais sobre amamentação:

Seios caídos na amamentação?

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

Posições para amamentar: encontre a mais confortável

Amamentação previne câncer de mama

Amamentar emagrece mesmo? Veja dicas para perder o peso extra!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.