HomeBebêsAmamentaçãoAtrasar o primeiro banho traz benefícios para amamentar o bebê
amamentar o bebê

Atrasar o primeiro banho traz benefícios para amamentar o bebê

O primeiro banho do bebê tem total relação com o ato especial de amamentar o bebê. A recomendação da Organização Mundia de Saúde (OMS) é esperar algumas horas para então banhar o recém-nascido.

Até então, o único motivo dessa recomendação era o fato de que estudos comprovaram que o vérnix, uma substância branca e gordurosa que cobre o corpo do bebê no útero da mãe, é capaz de proteger a pele e o desenvolvimento do pulmão por conta de suas propriedades antimicrobianas.

amamentar o bebê

Banho pode estar relacionado com amamentar o bebê?

Nem todos os hospitais costumavam seguir a orientação para atrasar o banho. É o caso do Cleveland Clinic Hillcrest Hospital, que fica localizado em Ohio, nos Estados Unidos. A política do hospital era dar banho nos bebês em cerca de duas horas após o nascimento. Mas nos últimos anos era notável o aumento dos pedidos dos pais para atrasar esse protocolo.

Foi a partir disso que o especialista em desenvolvimento profissional de enfermagem, Heather Condo DiCioccio, decidiu organizar uma pesquisa junto com seus colegas. O resultado foi além do que ele imaginava.

amamentar o bebê

Pesquisa envolveu mais de 966 mães e recém-nascidos

O especialista DiCioccio reuniu exatas 966 mães e recém-nascidos do hospital. Aproximadamente 448 continuaram seguindo a política tradicional do hospital, com banhos duas horas após o nascimento. Enquanto cerca de 548 atrasaram o banho em pelo menos 12 horas. Mas o que isso tem a ver com amamentar o bebê?

Quando os pesquisadores compararam os dois grupos, alguns dados chamaram bastante atenção. As taxas de amamentação exclusiva, por exemplo, subiram de 59,8% para 68,2%. Para os especialistas, retardar o banho significa o aumento do contato ininterrupto do contato pele a pele entre a mãe e o bebê. Outra curiosidade é que os bebês sentem o cheiro do líquido amniótico, o que aumenta a sensação de bem-estar e os deixa mais tranquilos.

Temperatura normal no banho

A pesquisa também identificou que os recém-nascidos que tomaram banho mais tarde eram mais propensos a ter uma temperatura normal após o banho, em comparação com os bebês mais novos, que estavam com frio e talvez cansados demais para mamar.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia Mais:

Bebê com Dor: saiba quando os incômodos aparecem e o que fazer

5 aplicativos de gravidez que não podem faltar no seu celular

Sintomas de Gravidez: saiba quando cada um deles acontecem

Frutas para Bebês: quais os benefícios e como oferecê-las?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.