HomeBebêsAmamentaçãoSeios caídos na amamentação?
seios caídos

Seios caídos na amamentação?

A amamentação é um dos maiores desafios da maternidade. Além da dificuldade com a pega correta, com a produção de leite, noites sem dormir, fissuras e muitos palpites, as mulheres enfrentam a insegurança com a vaidade. Afinal, será mesmo que amamentar deixa os seios caídos e flácidos?

Não existe uma resposta ideal para esta pergunta. A única certeza é que tudo depende da genética de cada mulher, do quanto ela engordou na gravidez, se ela emagreceu muito rápido, por quanto tempo ela amamenta, por quantas gestações ela passou, se ela usa sutiãs com boa sustentação, se ela pratica atividade físicas e tantos outros motivos.

seios caídos

A amamentação sozinha não deixa os seios caídos. Diversos outros fatores influenciam na flacidez do tecido

 

Seios passam por grandes transformações

Quando você engravida, uma das primeiras transformações acontecem nos seios. Eles mudam de forma e tamanho. Se a mulher ganha mais peso do que o ideal, a transformação é ainda maior. Com o nascimento do bebê e a amamentação, mais mudanças.

Com a produção de leite em alta, os seios passam por um verdadeiro estica e puxa: enche de leite, esvazia. Enche de novo, esvazia novamente. E isso, durante várias vezes ao dia. A situação é ainda mais marcante com o fim da licença maternidade. Muitas mulheres veem seus seios incharem durante o dia, chegando às vezes ao dobro do tamanho que estavam pela manhã.

E uma das causas da flacidez é justamente o efeito sanfona, que acaba acontecendo diariamente com os seios. O número de gestações anteriores também contribui para a flacidez.

seios caídos

Seios caídos e flácidos na amamentação: genética tem grande influência e pode definir como os seios ficarão após a gravidez

 

Então, amamentar deixa os seios caídos e flácidos?

Mesmo que você amamente prolongadamente e os seus seios passam por esse efeito sanfona que descrevemos acima, você ainda pode não verificar grandes mudanças. Pois aí entra em cena outra questão, ainda mais importante: a genética. Então, a amamentação – sozinha – não é a responsável por seios caídos e flácidos.

Algumas mulheres podem realmente ter os seios mais flácidos após a amamentação. Outras podem sofrer com as estrias. Em alguns casos, eles podem ficar menores ou maiores. E, acredite, é possível que eles não mudem nada e voltem a ser exatamente como eram antes de você engravidar.

E não podemos esquecer da ação dos hormônios que, amamentando ou não, mudam totalmente a forma como o seu corpo e o seu metabolismo se comportam com a chegada do bebê.

Então, como dissemos no início, não há regras! Não há como prever como seus seios ficarão após amamentar. A verdade é que a amamentação traz tantos benefícios para mãe e bebê, que não podemos pensar nela como um entrave para a vaidade. Aceitar o seu corpo após a gravidez faz parte da maternidade. A prioridade deve ser a saúde do seu bebê!

Mas você pode dar uma forcinha para a natureza. Confira nossas dicas de cuidados com os seios na gravidez e na amamentação:

  • Use sutiãs próprios para a amamentação, com alças mais largas e suporte.
  • Prefira peças de algodão, que permitem que a pele respire.
  • Nunca use um tamanho menor ou maior do que o seu. O sutiã deve ser bem ajustado ao corpo e confortável.
  • Tratamentos estéticos podem ajudar se você sentir que a pele está muito flácida, mas sempre consulte seu médico antes de passar qualquer produto. Algumas fórmulas não são compatíveis com a amamentação.
  • A prática de exercícios físicos também é recomendada, mas não exagere no impacto e sempre consulte o seu médico.
  • A alimentação tem grande impacto na flacidez. Mantenha uma dieta balanceada e evite farinha refinada e doces.
  • Não abuse do sol! A radiação ultravioleta acelera o processo de degeneração das fibras colágenas, contribuindo para a flacidez.
  • Hidrate a pele, diariamente! Consulte um dermatologista sobre opções seguras para a amamentação.

 

seios caídos

O uso de sutiãs adequados, com boa sustentação e próprios para a amamentação, ajudam na recuperação da forma dos seios após a gravidez

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

4 formas de usar a almofada de amamentação

Descubra o que é Mastite e como tratar

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

Posições para amamentar: encontre a mais confortável

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.