HomeBebêsAntibiótico para criança: 7 dúvidas sobre o medicamento
antibiótico para criança

Antibiótico para criança: 7 dúvidas sobre o medicamento

A notícia de ter que medicar seu filho com antibióticos quase sempre assusta os pais, especialmente os de primeira viagem. O medicamento desencadeia muitas dúvidas e receios, especialmente sobre o tempo de tratamento e possíveis efeitos colaterais do antibiótico para criança.

E tanta preocupação tem suas razões. Antibióticos são medicamentos fortes e precisam ser administrados com critério. Nossa primeira recomendação é só oferecer um antibiótico para criança com a prescrição do médico. Selecionamos as dúvidas mais comuns sobre o assunto:

1 – Antibiótico prejudica os dentes?

Isso ocorria no passado em função da presença da tetraciclina, substância que causava escurecimento dos dentes. Mas atualmente esse risco não existem mais, especialmente nos antibióticos para uso infantil.

antibiótico para criança

2 – A criança que toma muitas vezes um antibiótico tem a imunidade abalada?

Não há um número limite para oferecer antibiótico para criança, que ofereça uma “segurança” aos pais quanto à imunidade. Isso vai depender de cada criança e a sua vulnerabilidade. Por isso, o médico deve ser informado do histórico médico da criança, para avaliar a melhor abordagem no tratamento.

3 – Porque o tratamento com antibiótico para criança deve ser por 10 dias? E se ela melhorar antes?

É preciso entender que entre a ingestão do medicamento até a localização da infecção, o antibiótico vai perdendo força. Para realmente combater a bactéria, ele precisa renovar a sua força algumas vezes, para que o médico tenha certeza que todos os agentes que causam a doença foram eliminados, senão eles voltam a se multiplicar.

4 – Além de cumprir os dias recomendados para o tratamento, qual outro cuidado é necessário na hora de oferecer o antibiótico para criança?

O remédio deve ser ingerido pelos dias recomendados pelo médico, sempre no mesmo horário. Esse controle rigoroso é fundamental para o sucesso do tratamento.

antibiótico para criança

5 – O que fazer se atrasar uma dose? Ou esquecer?

Depende do tempo de atraso. Se for um período curto, de apenas 30 minutos, por exemplo, o ideal é dar a dose atrasada e cumprir o restante do tratamento. Se for um esquecimento mais longo, o ideal é consultar o médico para verificar se ele acha melhor esperar o próximo horário previsto.

6 – Só o antibiótico é eficaz para tratar doenças bacterianas?

Essa é uma dúvida comum. Muitos pais acreditam que o médico receitou o antibiótico para criança “a toa” e que a infecção pode se curar com outros medicamentos. Mas não é bem assim. Uma infecção bacteriana precisa do antibiótico e, quando não é necessário, o próprio especialista vai sugerir outra alternativa. Acredite: o médico sabe o que está fazendo!

7 – Se ingerido muitas vezes, o antibiótico perde o efeito?

Só um especialista pode fazer esse tipo de diagnóstico e, quase sempre, a “falta” de efeito ou não pode ser influenciada por outros fatores e não especificamente o tipo de antibiótico.

antibiótico para criança

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças

Lenços umedecidos podem causar alergia no bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.