HomeBebêsAprenda a acalmar o choro do bebê
acalmar o choro do bebê

Aprenda a acalmar o choro do bebê

Você sabia que os bebês podem chorar de duas a três horas seguidas num período de 24 horas? O choro é a primeira maneira que o bebê encontra para se comunicar e dizer quando está insatisfeito com alguma coisa. No começo, chega a ser desesperador e angustiante para os pais a dificuldade em descobrir o que faz o pequeno chorar tanto. Pois saiba que manter a calma é essencial para acalmar o choro do bebê. Sim, sabemos que é praticamente impossível ficar calma com o pequeno berrando sem parar, mas faça um esforcinho, garanto que vai valer a pena! E pensando em ajudar vocês nesses momentos tão difíceis, nosso post de hoje vai dar algumas dicas para você acalmar o seu pequeno e garantir a tranquilidade da casa.

 

acalmar o choro do bebê

 

Conheça alguns truques para acalmar o choro do bebê

Antes de mais nada, é preciso descobrir o motivo do choro. A lista é grande! Pode ser fralda suja, cólica, fome, frio, calor, excesso ou carência de estímulo, ou até o próprio tédio mesmo. Sabemos que não é tão simples assim, simplesmente perguntar o que está acontecendo e esperar uma resposta direta não é uma opção. Mas não só notícias ruins vive este assunto, com o tempo você vai acostumando, e aprendendo a decifrar o choro. Sim! Você vai distinguir o que ele está querendo dizer pelo choro!! Ou seja, vai ficar muito mais fácil consolar o pequenino!! \o/ E para garantir que isso aconteça rapidinho, confira algumas dicas para acalmar o choro do bebê e, aos poucos, descubra o que funciona com o seu bebê.

 

Verifique a fralda

Fralda cheia de cocô ou xixi realmente incomoda muito! Verifique se o bebê deixou alguma surpresinha na fralda, ou se ela está muito molhada, e troque. Logo que o pequeno perceber que está limpinho de novo, vai parar de chorar.

 

Será que é fome?

Tente dar de mamar para o bebê, se ele estiver com fome, vai parar rapidinho!

 

Pode ser um arroto preso

Se ele mamou recentemente, tente pegar o pequeno no colo e dar leves tapinhas nas costas. Logo aquele gás extra vai sair e ele ficará mais tranquilo.

 

E a cólica?

Para identificar a cólica preste atenção no comportamento do bebê enquanto chora. Se ele chora encolhendo as perninhas, franzindo a testa, com o abdômen mais durinho e o som do choro é mais agudo e estridente, pode ser que ele esteja sofrendo de cólicas. Você pode fazer massagem na barriguinha, flexionar as perninhas em direção à barriga, aquecer um pano no ferro e apoiar sobre a barriga ou deitar e encostar a barriguinha dele na sua para esquentar e aliviar o incômodo. Nós temos um post inteirinho que ensina passo a passo para acalmar o bebê com cólicas.

 

Cante bastante!

O bebê reconhece a voz da mãe de quando ainda estava dentro da barriga, e cantar uma musiquinha, com um tom bem calmo e sereno, poderá tranquilizar o pequeno. Um gostoso balanço, muito bem alinhado com uma gostosa música, tem o poder de acalmar o sistema nervoso, principalmente por tirar o foco do bebê daquilo que o incomodava.

 

Calor ou frio?

Verifique se o pequeno está suando ou geladinho. Se o bebê estiver com frio ou calor fica mais fácil acalmar o choro do bebê e resolver o problema. Em caso de frio, agasalhe bem o pequeno! O uso de cobertas e mantas não é recomendado pelo risco de asfixia no caso do bebê se enrolar. E se ele estiver com calor, troque a roupinha molhada por outras mais fresquinhas.

 

Diminua os estímulos

O bebê pode estar querendo um pouco mais de calma e tranquilidade, e o excesso de estímulos pode incomodar. Para resolver esse probleminha, tente diminuir a luz, abaixar os sons, fique sozinha com o pequeno, pegue-o no colo e balance suavemente para acalmá-lo. Muita luz, visitas e passar de colo em colo pode cansar o bebê.

 

Tédio?

Tente passear com o pequeno no carrinho virado para frente e não para você, assim ele irá se distrair com a paisagem e tudo o que for aparecendo pelo caminho. Levar o pequeno constantemente para dar uma voltinha na rua, no parquinho, na praia, ou até no shopping ajuda a estimular a curiosidade do pequenino. Mas não exagere! Conforme dito antes, o excesso de estímulos também deixam o bebê irritado e causam bastante choro.

Pegue-o no colo s2

Se nada disso der certo, será que você pensou que o bebê pode simplesmente estar precisando de um colinho? Um acalento, um aconchego com a mamãe ou papai! Todos ficamos um pouco carentes de vez em quando, e com o bebê não é diferente. Não precisa ficar com ele o dia inteiro no colo e acabar com dores na coluna, afinal de contas, tudo o que é demais faz mal e também irrita! Para acalmar o choro do bebê neste caso, um pouco de colo com muito amor e carinho vai ajudar até no desenvolvimento emotivo.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Cientistas criam canção de ninar à prova de choro!

Aplicativo promete desvendar o choro do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.