Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê
O ar condicionado está cada vez mais presentes nos lares brasileiros, principalmente nas regiões mais quentes, quando o calor não dá trégua nem no Inverno. O aparelho proporciona conforto e muito mais qualidade de vida para adultos, crianças e também para os bebês. Mas, com a saúde mais frágil dos pequenos, os papais de primeira viagem têm muitas dúvidas sobre o uso de ar condicionado no quarto do bebê.
Ar condicionado no quarto do bebê exige limpeza semanal
A primeira recomendação é com a limpeza dos filtros do ar condicionado. É fundamental que eles estejam sempre limpos, já que proporcionam uma melhor qualidade de ar. Uma vez por semana é o suficiente para prevenir doenças respiratórias.
Desligue o aparelho para o banho
Na hora do banho, o ar condicionado no quarto do bebê deve estar desligado e só deve ser ligado com a criança totalmente vestida e com os cabelos secos.
Use roupas fechadas
Mesmo nos dias mais quentes, mantenha a criança com roupas mais fechadas enquanto estiver com o ar condicionado ligado. Blusas de manga comprida e calças leves, de algodão, não esquentam e protegem o bebê da corrente de ar.
Atenção à temperatura
É importante sempre estar de olho na temperatura ideal. Converse com o pediatra e escolha uma temperatura mediana. O quarto não precisa ficar frio e sim com uma temperatura agradável, apenas para amenizar o calor, algo em torno de 24º.
Ar condicionado deve ficar longe do berço
O ar frio nunca deve ser direcionado para o bebê, ou seja, para o berço. O aparelho deve ser instalado sempre na parede contrária ao berço e nunca próxima a cabeça.
Desligue uma vez ao dia para abrir portas e janelas
Uma das funções do ar condicionado é controlar a umidade do ar, importante para a saúde dos bebês. Portanto, pelo menos uma vez por dia, desligue o aparelho e abra janelas e portas. Assim, com a entrada de fresco e natural, o ar do ambiente se renova com a umidade adequada.
Evite o choque térmico
Sabemos que a mudança brusca de temperatura é prejudicial à saúde e que não é bom transitar entre ambientes refrigerados e não-refrigerados. No caso dos bebês, esse cuidado deve ser ainda maior. Evite uma mudança repentina, pois os organismos dos bebês são mais frágeis a essa alteração. Se for sair para um passeio externo, por exemplo, desligue o ar algum tempo antes de tirar o bebê do ambiente para que o corpo do pequeno se acostume aos poucos com a mudança de temperatura.
Na hora de dormir
O ar condicionado não deve permanecer ligado durante a noite toda. Ligue o aparelho pouco antes de colocá-lo para dormir. Deixe o ambiente resfriar e desligue antes de colocar o bebê no berço. Assim o ambiente fica com uma temperatura agradável para dormir sem uma alta exposição ao ar frio.
Fonte: Pais e Filhos
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.