HomeBebêsEntenda como evitar a assadura no seu bebê
Assadura

Entenda como evitar a assadura no seu bebê

Ao contrário do que muitas mamães pensam, a dermatite de fralda, mais conhecida como assadura, não é causada pela fralda e sim pelo contato prolongado com urina e fezes, que causam uma inflamação. A assadura tem características fáceis de identificar, aparecem lesões vermelhas na região da fralda que provocam coceira, podendo evoluir para sensação de queimação e dor. Por todos esses motivos, a assadura deixará o seu bebê todo choroso e irritado, o que é de moer o coração. 

A enfermeira e colaboradora do Alô Mamãe, Marilene Pereira de Oliveira, explica melhor como acontece a assadura no seu pequeno. “A pele funciona como uma barreira de proteção e quando a integridade desta é prejudicada é a oportunidade para os microrganismos entrarem”, esclarece a enfermeira.

E mais: como a pele da criança é diferente da do adulto, sendo mais fina e sensível, ela requer cuidados especiais. Caso apareça alguma assadura no seu bebê, é fundamental manter a boa higiene do local para que seu bebê melhore e não volte a ter dermatite.

Assadura

Procure não deixar seu bebê muito tempo com a fralda suja. Isso pode causar assadura

A aplicação de cremes ou pomadas a base de óxido de zinco serve como uma forte barreira protetora e evita o contato com as fezes e urina. Não deixe de consultar sempre o pediatra do bebê para escolher o produto mais indicado.

Evite usar lenço umedecido em excesso, prefira o algodão com água morna, principalmente se for apenas xixi. Caso seja o número dois, você pode usar sabonete neutro para limpar melhor o seu bebê. Deixe os lencinhos para as viagens ou passeios.

Dicas para deixar o seu bebê longe da assadura

  • Se houver presença de fezes, a higiene deve ser feita com sabonete neutro
  • Evite lavar a região em excesso
  • Evite o uso de esponjas durante o banho
  • Evite o uso de soluções caseiras
  • Troque a fralda assim que perceber que está molhada
  • Mantenha a região arejada sempre que possível
  • Mantenha as unhas do bebê curtas
  • Cuidado com os resíduos de produtos para higienização das roupas do bebê, como amaciantes, sabão em pó e, até mesmo, sabonete
  • Se a dermatite de fralda não curar, é importante consultar o pediatra

Leia mais

– Dermatite atópica em bebês: Saiba como tratar 

– Veja como manter a hidratação das crianças no verão

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.