HomeBebêsAssadura de bebê: dicas para prevenir e tratar
assadura de bebê

Assadura de bebê: dicas para prevenir e tratar

Dermatite da fralda ou popularmente conhecida como assadura de bebê é uma das preocupações frequentes dos pais, principalmente os de primeira viagem. Esse problema pode ser muito comum nos primeiros anos de vida, principalmente de zero a cinco meses, já que a pele do recém-nascido é muito sensível.

 assadura de bebê

Para esclarecer todas dúvidas sobre o assunto e evitar esse incômodo para o seu amor, explicamos as principais causas que provocam a assadura de bebê! Confira:

Assadura de bebê: principais causas

As principais causas que provocam a assadura é a acidez das fezes e urina com o contato com a pele, a presença de fungos e bactérias e também alguns tipos de alergias alimentares.

 assadura de bebê

Além desses três fatores, fique de olho nas marcas de fraldas, lenços umedecidos e pomadas. Esses produtos também podem causar assaduras! Por isso, é importante testar e trocar para saber se alguma outra marca é melhor ou pior para o seu bebê. 

É importante compreender que a assadura de bebê acontece como um processo inflamatório pelo contato prolongado da pele com fezes e urina. Isso pode causar lesões vermelhas na região da fralda e provocar coceira – caso o quadro evolua, sensação de queimação e dor também podem aparecer. Esses sintomas provocam grandes incômodos ao bebê, que fica mais choroso e irritado.

Principais sintomas

O principal sintoma da dermatite de fralda é uma erupção cutânea vermelha no bumbum e virilha. Indícios como febre e erupções cutâneas pelo corpo podem ser observados nos casos mais graves.

 assadura de bebê

Para o seu bebê não sofrer com as assaduras, elencamos uma série de cuidados preventivos fundamentais. 

Cuidados para evitar a dermatite de fralda:

– Manter uma boa higiene local, o bebê precisa estar sempre sequinho;

– Evitar o uso do lenço umedecido com frequência. O ideal é optar pela limpeza com água morna e algodão. Reserve o lenço umedecido para passeios e viagens, em casa, escolha sempre o algodão;

– Lavar a região somente com sabão neutro;

– Evitar o uso de esponjas durante o banho;

-Depois do banho, secar todas as dobrinhas para não deixar nenhum vestígio de água acumulada;

– Evitar o uso de soluções caseiras;

– Realizar a troca da fralda assim que perceber que ela está molhada;

– Manter a região arejada sempre que possível e vale até deixar o bebê um pouquinho sem fralda;

– Manter as unhas da criança curtas;

– Prestar atenção para não deixar resíduos de produtos, como amaciante, sabão em pó e, até mesmo sabonete, na higienização das roupas do pequeno;

– A aplicação de cremes ou pomadas: Não é regra que você precisa usar uma pomada de assaduras, sabia? Muitos pediatras recomendam inclusive que ela só seja utilizada quando o bebê já apresenta algum sinal de assadura. Em alguns casos, pode até servir como prevenção, mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto, para não colocar uma camada de pomada em cima da outra, não deixando a pele respirar.

 assadura de bebê

-Se o bebê já está com uma assadura estabelecida, uma dica importante: Seque a região com o secador de cabelo com o ventinho gelado. Sempre distante do bebê e com muito cuidado, porque quanto mais sequinha a região, mais rápido ela cicatriza e a assadura irá sumir!;

-Outra dica para tratar a assadura de bebê: recomenda-se lavar em água corrente. Lave a região com água corrente somente com a mão, evitando o uso de outros produtos;

– Caso a assadura de bebê não tenha melhorado com os cuidados acima, leve o pequeno ao pediatra.

Leia mais:

Pesquisadores brasileiros transformam leite materno em pó

TOP 10 presentes para bebê que não podem faltar no enxoval

Bebês e animais de estimação: 6 dicas de convivência saudável

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.