HomeBebês7 formas de prevenir a assadura no bebê
assadura

7 formas de prevenir a assadura no bebê

A assadura é o terror das mamães, principalmente as de primeira viagem que não sabem o que fazer quando a pele do bebê fica vermelha e irritada.

Mas dá para prevenir, na maioria dos casos. Conversamos com a dermatologista Juliana Fonte, que deu ótimas dicas para a prevenção da assadura, mas é preciso também entender as causas do problema.

O que causa a assadura?

“O contato prolongado com as fezes e a urina é a principal causa das assaduras no bebê, pois há aumento da temperatura e umidade na pele”, explicou a dermatologista, que também lembrou que é preciso diferenciar uma assadura simples de outras dermatites.

“Uma dermatite que não melhora com o tratamento tradicional pode exigir uma ação antibiótica, além de uma investigação mais profunda sobre a causa. Dermatite de contato, seborreica e psoríase podem ser confundidas inicialmente com uma assadura”.

Quadros de diarreia e consumo frequente de alimentos ácidos, como sucos de frutas cítricas, também podem causar a assadura no bebê.

assadura

 

Como prevenir as assaduras?

Selecionamos 7 dicas infalíveis para prevenir a assadura no bebê:

1 – Troque a fralda com frequência. Nunca deixe o bebê com a mesma fralda por mais de 3 ou 4 horas. Com fezes, a fralda deve ser trocada imediatamente.

2 – Verifique o poder de absorção da fralda que você usa atualmente. O bumbum do bebê está seco ou molhado quando você faz a troca? Experimente mudar a marca se o bebê tiver episódios frequentes de assadura.

3 – Antes de fechar a fralda, limpe bem a área genital do bebê e deixe a pele bem seca.

4 – Use uma fina camada de pomada antiassadura, de preferência com óxido de zinco.

5 – Não aperte a fralda. É importante deixar uma folga para a pele respirar!

6 – Não use amaciante na lavagem das roupas do bebê, ou das fraldas (para as mamães usam fraldas de pano). Prefira o sabão de coco.

7 – Após a introdução alimentar, não dê muitos alimentos diferentes ao mesmo tempo. Uma assadura também pode ser causada por uma alergia alimentar. Observe as reações do organismo do bebê a cada alimento novo.

 

 Se você mora em uma região quente, a assadura também pode aparecer em outras dobrinhas, além do bumbum. É comum ver a irritação no pescoço – principalmente em bebês mais gordinhos. Nesse caso, mantenha a pele sempre seca e converse com o pediatra sobre a melhor pomada para passar na área.

 

Fraldas de pano moderna conquistam as mamães

Bebê no calor! Veja como prevenir as brotoejas

 

assadura

 

Qual é o melhor tratamento para as assaduras?

Sabemos que mesmo com medidas de prevenção, a assadura pode aparecer, principalmente em bebês recém-nascidos. Se a pele estiver vermelha, ainda no início da irritação, medidas simples podem acabar com a assadura.

“Os lenços umedecidos devem ser substituídos por algodão e água e a troca de fraldas deve ser mais frequente. O uso de uma pomada de prevenção também ajuda a acalmar a pele”, recomendou a dermatologista.

É preciso lembrar que se a assadura estiver mais grave e apresentar alguma infecção associada (como um fungo ou bactéria), os pais devem consultar o pediatra, que vai indicar uma pomada de tratamento.

 

Mas como saber se a assadura do bebê é simples ou mais grave?

Se o bebê apresentar uma assadura e você tomar todos os cuidados que falamos acima, a irritação deve ir embora em até dois dias. Se isso não acontecer e a dermatite piorar, fale com o pediatra que irá investigar se há algum tipo de infecção.

 

Muita atenção!

Assaduras tratadas erroneamente ou não tratadas podem evoluir para quadros mais graves, inclusive com ulcerações profundas que podem demorar muito para cicatrizar. A infecção pode causar febre e deixar cicatrizes”, alertou a Dra.Juliana.

 

Dermatologista Dra. Juliana Fonte

CREMERS 32.136

Site: http://www.julianafonte.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/dermatologistaportoalegre/  

E-mail: julianafonte@julianafonte.com.br

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Como deixar a casa segura para o bebê engatinhar

Como prevenir alergias no bebê?

Como evitar o refluxo no bebê

Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.