HomeBebês11 atividades para bebês que você precisa aprender
Atividades para bebês: bolas de sabão

11 atividades para bebês que você precisa aprender

Quem olha para um recém-nascido, quietinho, enrolado em sua mantinha quente, não imagina quantas conexões que o cérebro dele está fazendo para poder conhecer a sua nova realidade. E tudo isso acontece já a partir dos primeiros dias de nascimento. É certo que a interação dele é mínima, mas pode ter certeza que ele está ligado em tudo o que acontece ao seu redor. Com tantas informações recebidas, o bebê vai precisar de ajuda para encaixar todas estas ideias. E é por isso que as brincadeiras são tão importantes nos primeiros meses de vida. Estas atividades para bebês são fundamentais para o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo do seu filho à medida que ele crescer.

Atividades para bebês: bolas de sabão

Uma brincadeira simples e divertida: bolinhas de sabão podem ser ótimos “calmantes” para o seu bebê

O nível de complexidade das atividades vai mudando conforme a interação dos bebês vai crescendo. É automático! Os pais devem acompanhar este processo, lembrando sempre que a repetição é a chave para o sucesso. Nem sempre suas brincadeiras surtirão efeito imediato, mas, ao insistir, o bebê passará a entender e a sorrir naturalmente. Já o nível de atenção vai variar: o bebê poderá ficar entretido 20 minutos em uma atividade ou, então, desistir da brincadeira em menos de 5 minutos. Tenha em mente que ele já tem preferências e pode não gostar do tipo de brincadeira que você propor, o que não significa que você deve parar. Encontrar a melhor forma de interação entre você e o seu bebê é importante e será muito divertido!

 

Atividades para bebês

Para te ajudar nesta missão, nós vamos te mostrar algumas atividades epara bebês de 0 a 12 meses de idade, fáceis de fazer e próprias para cada fase do seu filho. Prontas?

Recém-nascido a 3 meses

Dance: nada será mais aconchegante para o seu bebê do que o seu colo. Portanto, na hora em que ele começar a chorar muito, experimente colocar uma música bem gostosa (sem muitas batidas e em volume baixo), segure-o nos seus braços e dance juntinho pela casa. Faça movimentos suaves, sempre apoiando o pescoço do pequeno e sem sacudi-lo. Dá para fazer com ele deitado em seu cantinho também. Coloque-o de forma que ele olhe para os seus movimentos e dance. Gestos engraçados costumam cativar qualquer bebê. Aproveite o momento para relaxar e se divertir. Observação: a Dança Materna, projeto de aula de dança para mães e bebês de colo, já se espalhou pelo País. De repente, fazer esta dança em grupo pode ser ainda mais interessante.

Atividades para bebês: dança materna

O projeto Dança Materna promove aulas para gestantes, mães com bebê de colo ou andantes, e até para casais

 

Mostre objetos: mesmo muito pequeno, o bebê nasce observando tudo o que tem a sua volta. Por isso, uma das brincadeiras mais indicadas é a apresentação de objetos. Mostrar coisas como colheres, espátulas, tampas, embalagens vazias, almofadas, caixas de presente e paninhos coloridos vai aguçar a curiosidade dele. Segure o objeto a cerca de 30 centímetros de distância do bebê e encare-o com encantamento para mostrar como isso funciona para seu filho. “Olha que legal, filho! Esta embalagem faz barulho!”

 

Leitura: livros também podem ajudar neste período. Claro que o recém-nascido não vai saber o que é, mas vai adorar acompanhar o ritmo da sua voz e todos os gestuais que você vai fazer contando uma história. Se ele gostar da atividade, vai ficar quietinho e observando cada ação sua. Ele não vai prestar atenção por muito tempo, mas não se preocupe: o que importa é a interação que ele terá com você e não com a história em si.

De 4 a 6 meses

Bolinhas de sabão: quem não gosta de bolinhas de sabão? Não tem quem não se encante! Com esta idade, seu bebê já vai conseguir acompanha-las de uma distância maior. Leve-o para a parte externa da casa e espalhe as bolinhas pelo ar. Além de acalmar o bebê instantaneamente, este é um brinquedo fácil de transportar e muito barato.

 

Pega-pega: a frase “vou te pegar” sempre inicia uma brincadeira divertida com bebês. Quem resiste à ameaça de muitos beijinhos, abraços e cócegas? Então brinque, ameace e cumpra o prometido para que a brincadeira resulte em gargalhadas gostosas. Ameaçar morder pés, mãos e barriga, também é sucesso garantido. O bom é que esta brincadeira pode ser remodelada com o tempo e virar um divertido pega-pega quando o seu bebê ficar mais velho.

Atividades para bebês: pega-pega

Bebês amam o carinho da mamãe! Fingir que vai morder o pezinho está entre as brincadeiras preferidas dos pequenos

 

De 7 a 9 meses

Descobrindo a luz: nesta idade, eles aprendem que podem controlar algumas ações com as mãozinhas como acender e apagar a luz. É a época em que eles insistem em ir para o colo mil vezes por dia só para mexer no interruptor. Tudo isso faz parte do desenvolvimento do bebê. Para evitar este vai-e-vem no colo, ofereça um telefone de brinquedo. Pode ser que o acessório sacie a vontade dele de controlar as coisas e o distrai por um tempo.

 

Obstáculos: se o seu bebê estiver engatinhando ou andando, incremente a experiência com muitos obstáculos no meio do caminho para ele tirar. Esta é uma atividade perfeita para aprimorar as habilidades motoras da criança. Caixas de papelão e almofadas vão servir direitinho para este papel.

 

Bola: todo bebê se encanta por uma bola e pela forma como ela se movimenta. Experimente jogar a bola para o alto e verá o quanto ele se diverte. Jogar o brinquedo na direção dele também vai estimulá-lo a jogar a bola de volta ou correr atrás dela pela casa.

Atividades para bebês: bolas

Bola é unanimidade entre as atividades para bebês e está entre os brinquedos que mais ajudam no desenvolvimento do pequeno

De 10 a 1 ano

Brinquedo no sofá: se o seu bebê já fica firme e em pé, então o coloque em uma ponta do sofá e na outra o brinquedo que ele mais gosta. Incentive-o a chegar do outro lado para alcançar o objeto. Se perceber que ficou fácil demais para ele, aumente a distância. Só não esqueça que ele é um bebê e vai ficar desmotivado se o a brincadeira ficar muito difícil.

 

Imitação: Faça sons, movimentos e caretas para o seu bebê e veja se ele vai tentar te imitar. Pode ser que sim ou pode ser que resolva fazer seu próprio som engraçado. Aí será a sua vez de imita-lo ou de criar de novo algo diferente. Este tipo de brincadeira costuma render boas gargalhadas!

 

Atividades para bebês: banho

A hora do banho pode ser de pura diversão. Dê brinquedos para o seu bebê passar por este momento sem te deixar louca

Banho: sentar na banheira para tomar banho será um desafio nesta idade. Para que você não enlouqueça nesta hora, invista em muitos brinquedos para distrair seu filho na água. E pode ser coisa simples, tá? Potes de cozinha e embalagens plásticas costumam virar ótimos companheiros de brincadeira na hora do banho.

Divirta-se!

Acredite! Este um ano de vida passa rápido demais. Então, aproveite para brincar muito com o seu pequeno. Para ele, até certa idade, os melhores companheiros de brincadeira serão a mamãe e o papai. E nada melhor do que brincar com o seu pequeno e ainda ajuda-lo a se desenvolver neste mundo tão estranho para ele. Além disso, você também vai precisar destes momentos de diversão para se distrair das loucuras do puerpério. Curta muito todas estas atividades para bebês que separamos para vocês! Divirtam-se!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Dar bronca no bebê resolve? Como ensinar o certo e o errado nesta fase

Tudo sobre os bebês high need

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.