HomeBebêsAmamentaçãoAmamentação: Dicas para aumentar a produção de leite
aumentar a produção de leite

Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite

É normal que as mulheres apresentem dúvidas sobre a produção de leite nas primeiras semanas com o bebê, já que ambos ainda estão se adaptando ao aleitamento. Nesta fase, geralmente a produção de leite é maior do que a demanda solicitada pelo pequeno, então é normal que ocorram os vazamentos e o peito cheio fique mais cheio e dolorido. Mas essa não é a realidade de todas as mulheres. Algumas desejam ter mais leite, seja porque tem baixa produção ou querem aumentar o volume para conseguir armazenar leite para o bebê. Na matéria de hoje, vamos dar dicas para aumentar a produção de leite. Confira 😉

aumentar a produção de leite

 

Dicas para aumentar a produção de leite

Com o bebê

A principal forma de manter uma boa produção de leite é a livre demanda. Oferecer o peito para o pequeno quando ele quiser, e tiver vontade, é a melhor maneira de estimular o seu organismo a manter uma abundante produção. É bem simples de entender: quanto mais o bebê mama, mais leite você terá! Ofereça sempre os dois peitos em cada mamada e deixe-o mamando o tempo que ele precisar.

Se esforce ao máximo para que o pequeno faça a pega correta (abocanhando a aréola inteira), assim vocês dois se beneficiarão com os resultados! Se estiver com certa dificuldade, procure ajuda com uma especialista em amamentação na maternidade que o pequeno nasceu, ou no banco de leite mais próximo.

Evite oferecer complemento de leite artificial ou água, antes dos seis meses. O bebê ficará saciado mais rápido e não estimulará a sua produção.

Também não use chupetas, mamadeiras, bicos de silicone, ou qualquer outro tipo de bico que possa causar confusão no bebê e provocar o desmame.

 

Com você

Hidrate-se! O leite é feito basicamente de água. Beba bastante líquido, inclusive chás de erva doce ou funcho, ambos indicados para ajudar na amamentação. Mas atenção! Não é qualquer chá que você pode tomar durante a amamentação. O de hortelã, por exemplo, é responsável por diminuir a produção de leite. Por isso, converse sempre com seu médico e o pediatra do seu bebê para saber o que você pode ou não tomar.

Outra dica é estimular a produção com a ordenha entre as mamadas. Quando o peito esvazia por completo, a produção de leite aumenta consideravelmente, na intenção de sempre ter alimento suficiente para o pequeno. Armazene este leite para uma eventual saída de casa, ou aproveite para ajudar bebês internados na UTI neonatal doando o leite extra para o banco de leite mais próximo. São 398 unidades espalhadas por todo país! Qualquer quantidade será muito bem vinda!

Há mulheres que buscam ainda algumas medicações, que têm como efeito colateral o aumento da produção de leite. Como não são remédios específicos para este fim, você não encontrará esta recomendação na bula. Por este motivo, é muito importante não se automedicar! Converse com seu médico para que ele decida se você precisa ou não deste tipo de ajuda para aumentar a produção de leite.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Confira as 11 maiores dúvidas sobre amamentação

Especial Aleitamento Materno: mitos e verdades da amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.