HomeBebêsBanho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa
banho de ofurô para bebês

Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa

Que tal um gostoso banho de ofurô para relaxar e acalmar os nervos? Tenho certeza que você deve ter adorado a ideia, não é mesmo?! E porque não transferir este delicioso momento de relaxamento para o bebê?! Com a promessa de aliviar as cólicas e cessar o choro do pequeno, o banho de ofurô para bebês chega com tudo no mundo da maternidade, inclusive sendo usado com fins terapêuticos!! Vamos conferir seus benefícios e aprender como faz? 😉

banho de ofurô para bebês

 

Banho de ofurô para bebês

Também conhecido como banho de balde, a técnica foi criada por enfermeiras nas maternidades da Holanda em 1997. A ideia do banho de ofurô para bebês veio por conta da necessidade de criar um ambiente semelhante ao útero materno, assim, por estar em um local conhecido, o recém-nascido é capaz de ficar tranquilo e relaxado. Também usado para fins terapêuticos, o banho é capaz de aliviar dores e resolver problemas de intestino, insônia e até as temíveis cólicas.

 

Idade recomendada

banho de ofurô para bebêsQuando iniciar o banho de ofurô para bebê? Para fins terapêuticos, o banho é recomendado já a partir do nascimento, seguido até uns três meses de vida. Período em que, geralmente o pequeno sofre de cólicas. Vale lembrar que nós, adultos, adoramos relaxar em um gostoso banho de imersão! Então, aproveite enquanto o pequeno cabe no baldinho e deixe-o relaxar. Mas não esqueça de sempre estar atento e nunca deixar o bebê sem a supervisão de um adulto.

Existe no mercado diversas banheirinhas específicas já para o banho de ofurô para bebês, mas isso não é uma regra, e você não precisa gastar muito. Qualquer balde de 18 litros é suficiente para acomodar o pequeno em seu relaxamento. Só não esqueça de, na hora do banho, apoiar o balde em uma superfície firme para não virar.

 

Temperatura da água

Em comparação com uma banheira comum, o baldinho do ofurô possui um menor contato com o ambiente exterior, esfriando a água mais lentamente. Por isso, é importante que a água esteja com a temperatura entre 37º e 38º C, assim, você garante um melhor aproveitamento da água morna. Dica: não confie em sua pele para determinar a temperatura da água! Use sempre um termômetro de banho, assim você evita queimar o bebê com uma água quente demais, ou até deixá-lo com frio.

 

Duração

O pequeno poderá ficar submerso em seu relaxante ofurô por cerca de cinco a dez minutos, pois este é o tempo que a musculatura do bebê demora para relaxar.

 

Como segurar

Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro que o bebê não pode ficar sozinho no balde, ou seja, alguém precisará ficar segurando o tempo todo.

Posição correta para segurar o bebê: com água na altura dos ombrinhos, apoie a cabecinha com apenas três dedos debaixo dos ossinhos do maxilar e da orelhinha.

 

Utilização de essências

Lavanda, flores de camomila e outras essências naturais são super válidas na intenção de relaxar e acalmar o pequeno durante o banho de ofurô para bebês. Lembre-se que tudo o que for utilizado, permanecerá na pele do bebê, por isso, dê preferência às folhas e flores naturais.

 

Melhor horário

O ideal é que o banho de ofurô seja realizado na hora em que você deseja que o bebê durma, como no final da tarde, ou no comecinho da noite. Seu pequeno vai descansar tranquilamente! Por isso, comece o ritual do sono com uma gostosa massagem de shantala, super relaxante, e depois passe para o banho de ofurô, garantindo, assim, um gostoso soninho.

 

Dicas úteis!

Como ele não pode sentir frio, opte por dar o banho no mesmo local em que o bebê será trocado.

Para os pequeninos, de até um mês de vida, enrole o bebê em uma fralda antes de colocar no baldinho. Assim, o pequeno se sente acolhido e a mamãe ou o papai fica mais à vontade para segurá-lo.

 

Confira a fofíssima demonstração da pequena Giulia, de apenas 10 dias de idade

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Conheça os benefícios da música para bebês

– Entenda os picos de crescimento do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.