Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa
Que tal um gostoso banho de ofurô para relaxar e acalmar os nervos? Tenho certeza que você deve ter adorado a ideia, não é mesmo?! E porque não transferir este delicioso momento de relaxamento para o bebê?! Com a promessa de aliviar as cólicas e cessar o choro do pequeno, o banho de ofurô para bebês chega com tudo no mundo da maternidade, inclusive sendo usado com fins terapêuticos!! Vamos conferir seus benefÃcios e aprender como faz? 😉
Banho de ofurô para bebês
Também conhecido como banho de balde, a técnica foi criada por enfermeiras nas maternidades da Holanda em 1997. A ideia do banho de ofurô para bebês veio por conta da necessidade de criar um ambiente semelhante ao útero materno, assim, por estar em um local conhecido, o recém-nascido é capaz de ficar tranquilo e relaxado. Também usado para fins terapêuticos, o banho é capaz de aliviar dores e resolver problemas de intestino, insônia e até as temÃveis cólicas.
Idade recomendada
Quando iniciar o banho de ofurô para bebê? Para fins terapêuticos, o banho é recomendado já a partir do nascimento, seguido até uns três meses de vida. PerÃodo em que, geralmente o pequeno sofre de cólicas. Vale lembrar que nós, adultos, adoramos relaxar em um gostoso banho de imersão! Então, aproveite enquanto o pequeno cabe no baldinho e deixe-o relaxar. Mas não esqueça de sempre estar atento e nunca deixar o bebê sem a supervisão de um adulto.
Existe no mercado diversas banheirinhas especÃficas já para o banho de ofurô para bebês, mas isso não é uma regra, e você não precisa gastar muito. Qualquer balde de 18 litros é suficiente para acomodar o pequeno em seu relaxamento. Só não esqueça de, na hora do banho, apoiar o balde em uma superfÃcie firme para não virar.
Temperatura da água
Em comparação com uma banheira comum, o baldinho do ofurô possui um menor contato com o ambiente exterior, esfriando a água mais lentamente. Por isso, é importante que a água esteja com a temperatura entre 37º e 38º C, assim, você garante um melhor aproveitamento da água morna. Dica: não confie em sua pele para determinar a temperatura da água! Use sempre um termômetro de banho, assim você evita queimar o bebê com uma água quente demais, ou até deixá-lo com frio.
Duração
O pequeno poderá ficar submerso em seu relaxante ofurô por cerca de cinco a dez minutos, pois este é o tempo que a musculatura do bebê demora para relaxar.
Como segurar
Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro que o bebê não pode ficar sozinho no balde, ou seja, alguém precisará ficar segurando o tempo todo.
Posição correta para segurar o bebê: com água na altura dos ombrinhos, apoie a cabecinha com apenas três dedos debaixo dos ossinhos do maxilar e da orelhinha.
Utilização de essências
Lavanda, flores de camomila e outras essências naturais são super válidas na intenção de relaxar e acalmar o pequeno durante o banho de ofurô para bebês. Lembre-se que tudo o que for utilizado, permanecerá na pele do bebê, por isso, dê preferência às folhas e flores naturais.
Melhor horário
O ideal é que o banho de ofurô seja realizado na hora em que você deseja que o bebê durma, como no final da tarde, ou no comecinho da noite. Seu pequeno vai descansar tranquilamente! Por isso, comece o ritual do sono com uma gostosa massagem de shantala, super relaxante, e depois passe para o banho de ofurô, garantindo, assim, um gostoso soninho.
Dicas úteis!
Como ele não pode sentir frio, opte por dar o banho no mesmo local em que o bebê será trocado.
Para os pequeninos, de até um mês de vida, enrole o bebê em uma fralda antes de colocar no baldinho. Assim, o pequeno se sente acolhido e a mamãe ou o papai fica mais à vontade para segurá-lo.
Confira a fofÃssima demonstração da pequena Giulia, de apenas 10 dias de idade
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.