Conheça os benefícios do banho de sol no bebê
Um dos hábitos que mamães e papais de recém-nascidos devem incorporar na rotina é o banho de sol no bebê. Prazerosa e saudável, a prática proporciona diversos benefícios!
O sol estimula a produção de vitamina D, que já é tida como um pró-hormônio para muitos médicos e, quando em quantidades ideais, apresenta inúmeras vantagens, como: desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, prevenção de diabetes, icterícia, depressão e doença cardiovascular.
Banho de sol no bebê e sua importância
A vitamina D, também chamada de colecalciferol, é tida como um hormônio esteroide e tem uma importante função de regular a homeostase em nosso organismo. Nos últimos anos, muitos estudos têm sido feitos sobre essa vitamina, cuja deficiência é vista como um problema de saúde pública mundial.
Embora a vitamina D seja encontrada em diversos alimentos e seus nutrientes possam ser passados pela mãe durante a amamentação, ela é encontrada em pequenas quantidades no leite materno.
É por meio da exposição solar direta a forma mais eficaz de conseguir que qualquer pessoa aumente os níveis da vitamina D.
O sol é muito importante para todos, mas para o recém-nascido ele tem as vantagens de:
- auxiliar no crescimento saudável dos ossos e dentes;
- aumentar a absorção de fósforo e cálcio;
- evitar o raquitismo e, assim, o retardo no crescimento e deformidades ósseas;
- diminuir a bilirrubina, substância que quando em excesso provoca icterícia;
- aumentar a imunidade e combater gripes, resfriados e doenças autoimunes;
- diminuir a predisposição a desenvolver depressão;
- reduzir a incidência de doenças cardiovasculares durante a vida;
- aumentar a produção de renina, o que previne o diabetes;
- ajudar no desenvolvimento cognitivo, tendo um cérebro saudável;
- auxiliar na prevenção de câncer.
Assim que o bebê chega da maternidade, caso não haja restrição médica, ele já pode começar com o seu banho solar, o que, como você viu, fará muito bem para a saúde do recém-nascido. Basta que o responsável siga algumas recomendações nesse momento.
O tempo recomendado é de 5 a 10 minutos diários. Todavia, não é em qualquer momento que a criança pode ficar exposta: sua pele ainda é frágil e é preciso evitar queimaduras e o desenvolvimento de um câncer de pele.
Os horários mais apropriados são antes das 9h da manhã ou após as 17h, pois o sol não está tão forte nem emitindo tantos raios ultravioleta. Nos horários entre 11h e 15h, a radiação UVB pode ser prejudicial não só às crianças, mas também aos adultos.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
5 coisas estranhas que os bebês fazem e que são absolutamente comuns
Mamoplastia redutora pode reduzir produção de leite materno? Saiba mais sobre o tema!
Novembro Roxo: mês dedicado ao cuidados com as mães e bebês prematuros