HomeBebêsBebê anda na ponta dos pés. O que pode ser?
bebê anda na ponta dos pés

Bebê anda na ponta dos pés. O que pode ser?

Uma situação pouco discutida e que desperta dúvida nos pais é quando o bebê anda na ponta dos pés. O problema pode atingir crianças no início do seu desenvolvimento, mas se agrava quando o comportamento persiste por meses e até anos após os primeiros passos.

bebê anda na ponta dos pés

Condição é conhecida como andar equino

A condição é conhecida como equinismo ou andar equino. As causas são diversas e nem sempre os pais precisam se preocupar. No início da marcha, quando o bebê está aprendendo a mamar, esse quadro é comum e não caracteriza uma alteração ortopédica.

Na maioria das vezes, em praticamente 90% dos casos, o andar tende a se estabilizar em pouco tempo, conforme a criança desenvolve mais firmeza. Ele também pode ser causado pelo andador, sendo mais um motivo para não usar o acessório.

Usar o andador ou não? O que dizem especialistas

Se o bebê andar na ponta dos pés por anos, sem demonstrar avanço no desenvolvimento da marca, a família deve buscar orientação com um especialista.

bebê anda na ponta dos pés

Por que o bebê anda na ponta dos pés?

Na maioria dos casos, o bebê anda na ponta dos pés de forma temporária, para experimentar novas formas de se equilibrar e também em função da imaturidade do sistema nervoso central. A criança tende a colocar o calcanhar no chão somente quando está parada.

Se o hábito persistir até os cinco anos de idade, a criança pode ter o “encurtamento do tendão de aquiles”. O problema é diagnosticado por um ortopedista, que pode indicar o tratamento cirúrgico. Também há a opção da abordagem fisioterápica, nos casos mais simples.

Quando o bebê vai andar?

O tendão é um tecido do corpo que conecta o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha. Com o tendão encurtado, os pés não conseguem ficar esticados no chão. Por isso é importante que os pais nunca obriguem a criança a andar com a planta do pé no chão, já que forçar o movimento pode causar dores intensas.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Teste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê

Curiosidades sobre o cordão umbilical: 10 coisas que você não sabia!

Anemia em bebês: saiba como prevenir

Infecção urinária em bebês tem difícil diagnóstico

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário