HomeBebêsBebê andando viraliza na web. Entenda o reflexo!
Bebê andando - Reflexo da Marcha

Bebê andando viraliza na web. Entenda o reflexo!

Nas últimas semanas, você com certeza deve ter se deparado com um vídeo curioso de um bebê andando logo após seu nascimento. A gravação, feita em um hospital brasileiro, viralizou e muita gente se mostrou espantada pela desenvoltura da criança, apoiada no braço da enfermeira.

A Marcha é um dos reflexos primitivos do bebê.

A Marcha – bebê andando nos primeiros dias de vida – é um dos reflexos primitivos do bebê

A publicação já contabiliza mais de 102 milhões de visualizações, e passa dos dois milhões de compartilhamentos. Apesar de fofo, o movimento do bebê andando é um dos reflexos primitivos que quase todo bebê recém-nascido apresenta. São, inclusive, requisitos para a alta hospitalar, após os testes feito pela equipe de pediatria. O do vídeo em questão é o da Marcha, que desaparece normalmente nas primeiras semanas de vida, e costuma ser o que mais impressiona os pais de primeira viagem.

Essa “pressa” para andar é treinada desde a gravidez, quando o bebê realizava uma série de exercícios na barriga da mãe. No útero, ele apoiava os pés na barriga da mãe e andava sobre ela, por isso é natural que o reflexo da marcha esteja presente após o parto.

Bebê andando não é o único reflexo

A verdade é que boa parte dos movimentos do bebê em seus primeiros meses de vida são reflexos motores, desenvolvidos dentro da barriga da mãe e completamente involuntários. Experimente colocar a ponta do dedo na boca do bebê, e verá que a resposta automática será sugar.  Assim como aquele já habitual aperto do dedo, quando seguram sua mão, ou a incrível habilidade que alguns apresentam na água, conseguindo nadar e prender a respiração quando colocados na piscina. Essas e outras respostas espontâneas a certos estímulos desaparecem conforme o sistema neurológico do bebê se desenvolve.

Movimentos do bebê em seus primeiros meses de vida são reflexos motores, desenvolvidos dentro da barriga da mãe e completamente involuntários.

Movimentos do bebê em seus primeiros meses de vida são reflexos motores, desenvolvidos dentro da barriga da mãe e completamente involuntários.

Importante lembrar que cada bebê se desenvolve em seu próprio tempo. Se você tiver dúvidas ou alguma preocupação com os reflexos ou comportamento de seu filho, converse sempre com o pediatra!

 

Quer saber mais sobre o mundo das mamães, começando pela gestação?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.

 

Leia mais

Um polvo de crochê está ajudando a salvar prematuros

Vontade de morder o bebê??? A ciência explica!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.