HomeBebêsBebê babando muito: até quando é normal?
bebê babando

Bebê babando muito: até quando é normal?

Ver um bebê babando é uma cena super normal! Mesmo fazendo parte do seu desenvolvimento, é comum que algumas mães reclamem dessa fase, já que em alguns casos é necessário ter muito babador para limpar tanta água que sai da boquinha deles.

Porém, a baba em excesso também pode indicar aftas, resfriados e dentes nascendo. Para tirar as suas dúvidas, o Blog Ficar Grávida reuniu as principais informações sobre esse assunto molhado!

bebê babando

Bebê babando: porque acontece?

Os bebês babam porque há um aumento na quantidade de saliva devido ao desenvolvimento neurológico e oral da criança. Segundo os especialistas, é mais comum o bebê babar a partir dos dois meses de idade até os 18 meses. Sua frequência vai reduzindo aos poucos até os dois anos de idade. 

Nessa fase, a criança não apresenta coordenação neuromuscular bem formada para engolir a quantidade de saliva produzida, fazendo com que ela escorra para fora da boca.

Mas, a partir dos dois anos há um maior amadurecimento do sistema neurológico, bem como da postura corporal, fatores que fazem a baba diminuir. 

bebê babando

Quando foge do normal?

A partir dos dois anos, se a intensidade não reduzir é necessário buscar orientação com algum profissional como pediatra, otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

Esse excesso de baba do bebê também pode estar relacionado ao nascimento dos dentinhos por volta dos seis meses. Nesse processo, as mamães conseguem identificar a gengiva inchada e a agitação das mãozinhas que sentem vontade de coçar e colocar objetos na boca o tempo inteiro. 

No entanto, se os dentinhos do pequeno não estiverem nascendo e a mamãe está incomodada com o excesso de baba, o melhor é procurar um médico e tirar a dúvida. Isso porque a baba excessiva também pode indicar a presença de aftas, resfriados, refluxo gastroesofágico, frênulo lingual curto ou amígdalas aumentadas.

bebê babando

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Babador bandana é acessório cheio de estilo para bebês

Como cortar a unha do bebê sem machucá-lo?

Bico do peito rachado: por que acontece e como tratar

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário