HomeBebêsBebê com cólica: principais mitos e verdades
bebê com cólica

Bebê com cólica: principais mitos e verdades

Que mãe nunca ouviu um conselho para amenizar a dor do bebê com cólica? O mal estar é tão comum que dissemina uma série de crenças e dicas “infalíveis” para aliviar o incômodo, causado principalmente pela formação de gases devido à imaturidade do sistema gastrointestinal dos pequenos.

É preciso que os pais tenham cautela em seguir qualquer recomendação, inclusive as consideradas naturais. Confira os mitos e verdades mais comuns a respeito das cólicas em bebês:

bebê com cólica

 

Bebê com cólica: dor também atinge recém-nascidos

Mito! Os recém-nascidos não sofrem com as cólicas. O incômodo atinge os bebês após o primeiro mês de vida e costumam durar até os três meses.

 

Todos os bebês têm cólica!

Outro mito! Felizmente nem todas as crianças sofrem com as dores. Ainda não se sabe o motivo, mas algumas crianças conseguem lidar bem com os gases na adaptação do sistema gastrointestinal.

 

Exercícios com as pernas aliviam a dor

Verdade! Os pediatras recomendam que os pais façam exercícios com as pernas do bebê, para ajudar a eliminar os gases acumulados que contribuem para o mal estar dos pequenos.

Uma das técnicas mais utilizadas é dobrar alternadamente uma perna por vez em direção ao abdômen, como se o bebê estivesse pedalando. Outro exercício eficiente é dobrar as duas pernas juntas e levá-las até a barriguinha.

bebê com cólica

 

Massagear o abdômen também ajuda

Verdade! Assim como os exercícios nas pernas, massagens na barriguinha do bebê também ajudam a eliminar os gases. Os pais devem fazer movimentos rotatórios no abdômen do bebê com cólica, sempre no sentido horário, começando de baixo para cima.

 

A cólica sempre aparece no final do dia

Sim. Os bebês costumam sofrer mais com o incômodo no período entre o final da tarde e o início da noite.

 

Chá de camomila ameniza a dor

Mito! Não há qualquer comprovação científica de que os chás tenham efeito sobre as cólicas, inclusive o de camomila que é o mais disseminado para esse efeito. O único alimento indicado para os bebês até os seis meses de vida é o leite materno.

 

Compressa quente ajuda a acalmar o bebê com cólica

Verdade! A compressa quente pode ser feita com uma toalha macia, passada a ferro. Mas é preciso muito cuidado antes de encostar qualquer objeto quente no bebê. Teste a temperatura em seu próprio rosto: o toque da toalha deve ser quente, mas confortável.

 

Alimentação da mãe pode causar cólicas no bebê

Nem mito, nem verdade. Segundo os especialistas, não há estudos científicos que comprovem esse efeito. Mas o consumo de alimentos estimulantes, como a cafeína e os achocolatados, podem influenciar a composição do leite materno. O ideal é manter o bom senso. Observe o comportamento do seu filho e verifique se algo mudou nos dias em que você consumiu algum alimento diferente, principalmente os mais “famosos” causadores de cólica como chocolate, feijão, leite de vaca e vegetais como couve-flor e brócolis.

 

Colocar o bebê para arrotar evita a cólica

Mito! A cólica tem origem intestinal, o que não tem relação com o ato ou não de arrotar. Mas é importante que bebês ponham para fora o ar deglutido na amamentação. Então, coloque o bebê para arrotar após a mamada. Mantê-lo em posição elevada, mesmo dormindo, por 5 minutos é suficiente.

bebê com cólica

 

A ansiedade dos pais piora a cólica

Verdade! Quando os pais ficam tensos e agitados influenciam o ambiente, que também fica mais pesado. Essa atmosfera influencia diretamente no bebê. Nossa dica é relaxar e entender que essa é apenas uma fase.

É natural que bebês chorem e não há porque se angustiar nesses momentos. Dê colo, cante para o pequeno, amamente e evite atividades ou muita movimentação na casa no horário em que a cólica costuma aparecer. Com um clima mais tranquilo, o bebê também tende a se tranquilizar.

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças

Colar de âmbar: riscos e benefícios

Como prevenir alergias no bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário