HomeBebêsAmamentaçãoComo alimentar um bebê com intolerância à lactose?!
intolerância à lactose

Como alimentar um bebê com intolerância à lactose?!

Muito se fala sobre a intolerância à lactose em adultos… mas e os bebês?! Como identificar essa restrição, e ainda, como alimentar uma criança com essa nova dinâmica alimentar?!

Para ajudar os pais que passam por isso ou acabaram de descobrir a condição em seus filhos, selecionamos algumas dicas para alimentá-los da melhor maneira possível. Confira!

intolerância à lactose

Bebê com intolerância à lactose: como agir?!

Para alimentar o bebê com intolerância à lactose, garantindo a quantidade de cálcio que ele precisa, é importante oferecer leite e derivados do leite sem lactose e investir nos alimentos ricos em cálcio como brócolis, amêndoa, amendoim e espinafre, se ele já tiver mais de 6 meses.

Quando o bebê que só mama no peito possui intolerância a lactose, é importante que a mãe retire da sua própria alimentação os produtos que possuem lactose porque eles podem passar para o leite materno, provocando sintomas como barriga inchada, gases e desconforto no bebê. 

Se o bebê só toma mamadeira deve-se usar uma fórmula sem lactose, como podemos ver  no esquema a seguir:

intolerância à lactose

Quando o bebê começar a comer iogurte, pode-se optar por oferecer um iogurte natural com lactose para observar a reação do seu organismo porque geralmente o iogurte é melhor tolerado. Se os sintomas se manifestarem, deve-se oferecer somente iogurte sem lactose, assim como leite e ter cuidado ao preparar a papinha, lendo bem todos os rótulos dos alimentos.

Como diferenciar as cólicas normais da intolerância a lactose?

A principal diferença entre as cólicas normais dos recém-nascidos para os sintomas de intolerância a lactose nos bebês é a intensidade dos sintomas e a frequência com que eles aparecem.

Os bebês que mamam somente no peito podem ter cólicas ao longo do dia, mas estas cólicas não surgem após todas as mamadas enquanto que os bebês com intolerância à lactose apresentam distensão abdominal, excesso de gases e diarreia que começam cerca de 30 minutos após cada mamada.

Também há uma relação com a quantidade de leite ingerido porque quanto mais leite o bebê ingerir, piores são os sintomas.

O que fazer se achar que o bebê tem intolerância a lactose

Em caso de suspeita de intolerância a lactose em bebês é preciso informar o pediatra sobre esta suspeita, dizendo todos os sintomas que o bebê apresenta e quando eles surgem.

A intolerância a lactose pode ser diagnosticada em qualquer idade, mas ela também pode surgir de forma passageira, durando de 7 a 10 dias após um episódio de gastroenterite, por exemplo.

intolerância à lactose

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

20 nomes curtos de bebês que serão tendência em 2020

Teste da bochechinha para recém-nascidos: quando ele é útil?

Sangramento na gravidez: saiba mais sobre suas diferentes origens

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário