Bebê com soluço: 5 dicas para evitar
As mamães de primeira viagem costumam se impressionar com os soluços frequentes dos recém-nascidos. Mas é natural. No primeiro mês de vida, por exemplo, todos os dias você terá em casa um bebê com soluço. O reflexo é tão normal, que os bebês costumam soluçar até dentro da barriga.
Mas devo me preocupar?
Os soluços são contrações do diafragma, causadas pela irritação ou estimulação desse músculo ainda imaturo. E quando o bebê engole ar, muitas vezes enquanto mama na mamadeira ou no copinho, os soluços aparecem.
Mas não é preciso se preocupar! O bebê pouco se incomoda e já está acostumado com os soluços. Os pais só devem buscar a orientação do médico se os episódios não deixarem que o pequeno se alimente ou durma de forma tranquila.

Bebê com soluço: situação é natural em recém-nascidos, que ainda tem o diafragma imaturo.
Refluxo causa soluços?
O refluxo gastroesofágico pode sim causar mais soluços que o normal. O pediatra deve ser informado se os episódios forem acompanhados de irritação, tosse persistente e se o bebê regurgitar muito.
Também é recomendado falar com o pediatra se o bebê tiver muitos episódios de soluços após a criança completar 1 ano de idade.
Bebê com soluço: 5 dicas para amenizar o incômodo
Se você está buscando formas de combater o soluço no bebê, saiba que colocar um pedacinho de lã ou linha vermelha na testa da criança não funciona. Também não permita que pessoas assustem o bebê.

Bebê com soluço: amamentar é uma das formas de evitar o incômodo.
Veja dicas mais eficazes e seguras para amenizar e evitar o incômodo do bebê com soluço:
- Amamente o bebê: essa é uma ótima solução, pois o ato de sugar ajuda a relaxar o diafragma, acabando com o soluço.
- Coloque o bebê para arrotar após a mamada: essa dica ajuda a evitar o soluço.
- Evite deixar o bebê de estômago cheio: quando o bebê já se alimentou o suficiente, pare a mamada. No caso das mamadeiras, respeite um intervalo, pois o estômago muito cheio favorece as contrações do diafragma.
- Bebê com soluço? Não deite a criança! Outra dica é deixar o bebê na posição vertical quando estiver com soluço, para facilitar a saída dos gases.
- Aqueça o bebê: o frio também pode causar o soluço. Então, se as temperaturas estiverem baixas, vale a pena verificar se o bebê está bem agasalhado.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Moleira do bebê: entenda sua importância
Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês
Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo