HomeBebêsDicas para o bebê dormir melhor: a importância da rotina de sono
bebê dormir

Dicas para o bebê dormir melhor: a importância da rotina de sono

Vamos dar seguimento à nossa série especial sobre sono infantil falando sobre um dos pontos mais importantes no processo para o bebê dormir melhor: a rotina de sono!

Manter uma rotina consistente nas sonecas e no sono noturno são fundamentais para a saúde e desenvolvimento do bebê.

Para dar dicas para as famílias que estão com dificuldade de estabelecer uma rotina de sono em casa com os bebês, conversamos com a Assessora do Sono Materno e Infantil Lu Pimentel.

Conheça o tempo de sono esperado para seu bebê dormir melhor

Você sabe quanto tempo o seu bebê deve dormir por dia? A pergunta desperta dúvidas em muitas famílias, principalmente naquelas onde não existe uma rotina de sono para o bebê dormir melhor. Para facilitar, a assessora do sono materno e infantil Lu Pimentel compartilhou uma tabela que pode ser utilizada como guia.

bebê dormir

“É importante ressaltar que os bebês são diferentes, enquanto alguns precisam de mais horas, outros necessitam de menos tempo de sono. Mas a grande maioria tem necessidades semelhantes. Por isso, se seu bebê não se aproxima das horas de sono sugeridos na tabela, pode ser que esteja cronicamente cansado e isso pode afetar a qualidade e duração dos cochilos diurnos e do sono noturno”, explicou Lu.

Aprenda a interpretar os sinais de cansaço

É muito importante interpretar os sinais que o próprio bebê dá quando está cansado e precisa dormir. “O bebê deve descansar imediatamente após o aparecimento destes sinais, pois se esperarmos demais ele pode ficar exausto, irritado e incapaz de dormir”, recomendou a assessora de sono.

Confira os sinais de cansaço do bebê:

● Perda do interesse nas pessoas e brinquedos

● Redução da atividade e aparente calmaria

● Esfrega os olhos

● Começa a ficar inquieto

● Boceja bastante

● Mantém o olhar fixo

● Pede colo, peito da mãe, mamadeira ou chupeta
Atenção: bebês muito cansados podem demonstrar excessiva carência emocional, hiperatividade, teimosia, inquietação e choro insistente. Alguns podem até resistir ao sono porque não entendem que dormir é o que eles realmente precisam naquele momento.

bebê dormir

 

A importância da rotina do sono: estabeleça um horário para o bebê dormir cedo

Que horas o seu bebê dorme? Você sabia que quanto mais cedo o colocar para dormir, mais fácil será para ele adormecer com rapidez e facilidade, além de favorecer que ele acorde mais tarde.

Parece estranho não é mesmo? Mas é assim que funciona o relógio biológico dos bebês. A maioria está preparada para dormir a partir das 19 horas.

“É recomendável estabelecer o horário de dormir do bebê e dar início à rotina noturna uma hora antes, se possível. Quando demoramos para colocar o bebê para dormir ele pode ficar exausto, inquieto, agitado e ter mais dificuldade para dormir, além de despertar bem mais cedo pela manhã”, explicou Lu Pimentel.

Mas e se a família tiver hábitos noturnos? “Quem tem o costume de dormir tarde deve avaliar a possibilidade de estabelecer uma rotina diferente para bebês e crianças”.

bebê dormir

Como decidir o horário do bebê dormir?

Se você deseja mudar a rotina de sono do bebê e ajudá-lo a dormir melhor, mas não tem ideia de como definir um horário correto para o pequeno dormir, confira algumas dicas da assessora do sono:

  • Antecipe a hora de dormir do bebê de 15 a 30 minutos a cada duas ou três noites.
  • A partir das 18h30 fique atenta aos sinais de sono do seu bebê (falamos acima) e coloque-o na cama imediatamente.
  • Mantenha o quarto escuro e silencioso.
  • Preste atenção se ele adormece com facilidade, quando acorda e qual é seu estado de humor.
  • Quando atingir um estágio saudável de sono (ele adormece rápido, acorda em um horário adequado e de bom humor), você encontrou o horário certo para o seu bebê ir para a cama!
  • A adaptação para o novo horário pode levar uma semana ou mais, mas persista!

 

Siga uma rotina durante o dia

A rotina do bebê durante o dia também influencia na qualidade e na forma como ele adormece à noite. Uma dica para as mamães é montar um esquema regular de alimentação, sonecas e atividades, que aconteçam exatamente no mesmo horário todos os dias. Isso ajuda a acertar o relógio biológico do bebê.

“Pode parecer chato e difícil seguir uma rotina diária de atividades com os bebês. Mas quando colocamos em prática percebemos que é bem melhor para todos ter um padrão definido e que permita flexibilidade, é claro! É bom para nós mães, porque evita que fiquemos perdidas sem saber o que fazer ou que esqueçamos se já fizemos tal coisa ou não. E é melhor ainda para os bebês porque seu relógio biológico funciona melhor”, recomendou a assessora de sono materno e infantil.

bebê dormir

 

Sonecas devem ser regulares

Segundo pesquisas sobre sono, a duração e a qualidade do sono diurno afeta o sono noturno e vice-versa. “É importante saber que para uma soneca ser reparadora ela deve durar pelo menos uma hora para que o ciclo do sono possa se completar”, explicou Lu, que também deu dicas para o melhor momento das sonecas:

1. Se o bebê tira três sonecas: meio da manhã, início da tarde e início da noite.

2. Se o bebê tira duas sonecas: meio da manhã e início da tarde.

3. Se o bebê tira apenas uma soneca: início da tarde.

Mas cuidado com as sonecas no final do dia. Elas podem interferir negativamente no sono noturno se forem muito estendidas.

Evite programações noturnas com o bebê

Essa dica é especialmente importante nos primeiros meses do bebê ou quando estamos iniciando uma nova rotina de sono. “Uma simples saída no horário em que o bebê deveria dormir pode bagunçar o relógio biológico dos pequenos”, explicou Lu Pimentel, que sabe que há exceções como festas familiares importantes. “Mas o importante é ter em mente que precisamos fazer de tudo para ajudar o bebê a dormir melhor, e é apenas uma fase”.

bebê dormir

Rotina de sono noturno

Para o bebê dormir melhor, ele precisa conhecer aquela situação e saber que é hora de dormir. Para isso, uma rotina deve ser iniciada cerca de 1 hora antes do seu horário de ir para a cama, que deve ser repetida diariamente.

A rotina de sono noturno pode ser adaptada de acordo com o dia a dia de cada família, mas a assessora de sono materno e infantil Lu Pimentel nos enviou algumas sugestões de atividades que podem ser utilizadas para a rotina:

  • Banho morno tranquilo
  • Vestir pijama
  • Massagem
  • Contar histórias
  • Cantar
  • Ouvir música suave
  • Embalar
  • Amamentar ou dar mamadeira

E lembre-se: o mais importante é a consistência e que seja um momento agradável para a família. A casa deve estar silenciosa e com as luzes baixas ou em um ambiente escuro.

bebê dormir

Um banho morno pode fazer parte da rotina de sono para o bebê dormir melhor

 

 

Mais sobre Sono Infantil:

É possível fazer meu bebê dormir melhor sem deixá-lo chorando sozinho? 

Dicas para o bebê dormir melhor: descubra onde está o problema

 

Lu Pimentel – Assessora do Sono Materno e Infantil

FACEBOOK: www.facebook.com/lupimentelmae
INSTAGRAM: www.instagram.com/lupimentelmae
YOUTUBE: www.youtube.com/lupimentelmae

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Viajar de avião com bebê: tire as principais dúvidas

Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa

Bebê pode entrar na piscina?

Como limpar a banheira do bebê?

A licença maternidade está acabando e agora?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.