Bebê engasgado: saiba o que fazer nessa situação
Passar pela experiência de socorrer um bebê engasgado deixa qualquer adulto nervoso e sem saber o que fazer !
Pensando nisso, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, elaborou uma cartilha detalhada para ensinar pais e cuidadores como proceder em momentos como este.
Confira as dicas a seguir e saiba o que fazer diante deste susto!
Bebê engasgado: cartilha da USP ensina o que fazer
É possível identificar quando o bebê engasgou quando ele não é capaz de tossir ou chorar, apresenta lábios do arroxeados e, sem ar, começa a ficar “molinho”. Neste momento, siga os seguintes passos:
Passo 1
Tente manter a calma. Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou SAMU (telefone 192) informando seu endereço completo. Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo, piorando a situação.
Passo 2
Com o dedo indicador e médio, segure a boca do bebê aberta. Coloque a criança deitada de barriga para baixo, em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Apoie seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.
Passo 3
Dê 5 tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê. Com um pouco de força, mas sem machucá-lo.
Passo 4
Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço apoiado sobre a coxa. Faça 5 compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos. Cada compressão deve ter 4 centímetros.
Passo 5
Olhe para o bebê. Se ele chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou e sua cor voltará ao normal. Se o bebê ficar inconsciente ou sem reação, vá para o passo 6.
Passo 6
Se o bebê continuar “molinho”, sem nenhuma reação, ele pode estar inconsciente. Neste caso, ligue imediatamente para pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros e ao SAMU.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Como preparar a criança para a chegada do irmão: 5 dicas infalíveis