Seu bebê engatinha? Pesquisa tem revelação chocante!
Quando o bebê começa a se arriscar, nas primeiras brincadeiras no chão, uma das principais preocupações da família passa a ser manter a casa limpa. A maioria das mamães viram verdadeiras fiscais da sujeira! Mas isso pode mudar. Um estudo publicado na revista Environmental Science Technology descobriu que, mesmo com uma rotina pesada de limpeza, quando o bebê engatinha ele chega a inalar quatro vezes mais partículas, bactérias e fungos que um adulto.
▷ Organização do quarto do bebê: confira ideias funcionais
Teste feito com robô
Para chegar a esta medição, os cientistas construíram um robô que simula um bebê e o colocaram para engatinhar em diferentes tipos de tapetes. Os dados coletados mostraram que o bebê inala um volume maior de partículas biológicas do que um adulto, nas mesmas condições. Veja o experimento no vídeo abaixo:
Exposição à sujeira quando o bebê engatinha pode ser benéfica
Mas as mamães não precisam se alarmar! Um dos cientistas que conduziram o estudo, Brandon Boor, explicou que a pesquisa focou no tipo de material biológico inalado no primeiro ano de vida da criança. Segundo ele, os resultados mostraram que a quantidade de partículas que acabam nas vias respiratórias tem papel importante na proteção de doenças, fortalecendo seu sistema imunológico.
“Existem estudos que mostraram que a exposição a uma alta diversidade e a uma grande concentração de materiais biológicos pode reduzir o surgimento de asma e alergias mais tarde”, diz o pesquisador.
▷ Como deixar a casa segura para o bebê engatinhar
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Moleira do bebê: entenda sua importância
Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo
Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças