HomeBebêsBebê engatinhando? 10 dicas para adaptar a casa
bebê engatinhando

Bebê engatinhando? 10 dicas para adaptar a casa

Entre 7 e 11 meses, os papais já começam a ver o bebê engatinhando e começando a explorar um novo mundo! Por mais que seja uma delícia acompanhar essa fase, o período pede mais atenção, pois objetos que antes pareciam inofensivos acabam se tornando um pouco perigosos na casa.

bebê engatinhando

Bebê engatinhando? Dicas simples para proteger o pequeno

Mesmo que os pais ensinem que não se pode mexer em algo, muitas vezes uma coisa ou outra precisa ser adaptada para garantir mais segurança nesse momentos de descobertas.

Protetores para tomadas

Já pensou se o seu filho resolve colocar o dedinho lá dentro da tomada? O risco de choques é grande, especialmente para quem ainda tem o modelo antigo em casa.

Os protetores de tomada são super úteis, mas vale reforçar que a criança deve ser ensinada que ali é um local super proibido!

bebê engatinhando

Protetores de quinas

Com o bebê engatinhando, você perceberá que ele se apoiará praticamente em tudo o que vê pela frente. Os móveis com pontas agudas podem machucar o pequeno desde uma “raladinha superficial” a um machucado mais sério.

Por isso, o melhor é providenciar protetores (de plástico ou silicone) para as quinas mais perigosas. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de utensílios para casa.

Tire os objetos perigosos de circulação

Isso vale tanto para as coisas que ficam na altura da criança (objetos que podem ser engolidos, remédios, produtos de limpeza), quanto para os itens que podem cair em cima dos bebês, como uma luminária.

bebê engatinhando

Nada de fios pela casa

Eles também são perigosíssimos para as crianças, porque podem ser puxados e causar a queda de objetos pesados, como uma televisão. Em lojas que vendem artigos para casa, você consegue encontrar canaletas para guardá-los, sem deixá-los à mostra.

Trave os móveis e as gavetas

O berço, o mesa de cabeceira e todos os outros móveis com rodinhas devem ser travados, para garantir a segurança do pequeno. A mesma coisa deve ser feita com as gavetas que guardam objetos perigosos, como facas e raladores.

bebê engatinhando

Mantenha a faxina em dia

O bebê engatinhando pela casa acaba sempre colocando a mãozinha na boca. Para minimizar a contaminação de microrganismos e os riscos de uma doença mais séria, procure higienizar os ambientes. Só tome cuidado para não deixar a área molhada, para que o pequeno não escorregue.

As cortinas também merecem atenção!

Parece que não, mas as crianças podem acabar se pendurando e puxando-as. Se você notar que existe algum risco com as cortinas de sua casa, uma boa dica é amarrá-las em uma altura que o bebê não consiga alcançar. Também é importante checar se os varões estão firmes.

bebê engatinhando

Coloque proteções nas escadas

Portões pequenos que barram a passagem para as escadas é importante em um primeiro momento. Aos poucos, é natural que seu filho ganhe autonomia para subir os degraus sozinho, mas, até que isso aconteça, é bom tomar cuidado.

Não deixe coisas espalhadas pela casa

O alerta aqui fica para objetos pequenos, que podem ser engolidos facilmente (como anéis, brincos, moedas), e até mesmo grandes como embalagens e sacolas plásticas, que podem causar asfixia.

Atividades para bebês: bolas

Instale telas ou redes nas janelas

É importante prevenir mesmo que a janela seja baixa, pois, ainda que a criança não se machuque, ela poderá ter acesso sem a sua vigilância. Isso também se aplica a varandas e sacadas.

Por fim, se achar mais fácil, você pode colocar portõezinhos com grades para limitar seu acesso a outros cômodos como banheiro e cozinha. Esses lugares oferecem mais riscos do que os outros, pois os pequenos podem encontrar objetos cortantes, acabar ingerindo a ração do animal de estimação, entre outras situações que a gente nem imagina!

bebê engatinhando

Pode até parecer exagero, mas todo o cuidado é pouco com crianças pequenas. Já ouviu a frase que basta desviar o olhar por alguns segundos para acontecer um acidente? Por isso, a supervisão constante dos bebês é mais do que necessária.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Por que bebês gostam de nascer de madrugada?

5 testes divertidos para medir o desenvolvimento do bebê

Conjuntivite em bebê: tudo o que você precisa saber

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário