HomeBebêsBebê nasce com mecha branca: Entenda o piebaldismo
piebaldismo

Bebê nasce com mecha branca: Entenda o piebaldismo

“Bebê nasce com mecha branca e foto viraliza nas redes sociais”. Com certeza você ouviu essa notícia, que foi destaque nos principais portais e telejornais do país. A bebê da foto (fotógrafa Paula Beltrão) que fez tanto sucesso na web é a pequena Mayah Aziz Oliveira, que nasceu no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte (MG). A pequena é filha da publicitária Talyta Youssef, de 40 anos, que também tem a mecha branca nos cabelos. A característica é graças ao piebaldismo, uma desordem genética na produção de melanina. A herança de família começou com o avô materno da Talita.

piebaldismo

O que é o piebaldismo?

O piebaldismo é uma condição genética, extremamente rara, que afeta a produção de melanina. Os portadores não têm a qualidade de vida afeta, somente áreas do corpo despigmentadas. Normalmente, o piebaldismo se manifesta no rosto e no cabelo, mas pode atingir outras partes do corpo (onde houver a mancha, o pêlo nascerá branco).

Não é contagioso, mas exige um cuidado com o maior risco de desenvolver câncer de pele. Por isso, a área que não tem a proteção da melanina deve ser muito bem protegida da exposição solar. Apesar de não haver uma “cura”, os portadores podem fazer um transplante de epiderme (do próprio corpo) ou formas de maquiar a condição.

piebaldismo

Mãe sofreu bullying por causa da mancha branca

Talyta revelou em entrevistas sobre o nascimento da filha que desejava que Mayah tivesse a mecha, para ensiná-la sobre autoestima. Ela sofreu bullying por causa da condição e só desenvolveu uma boa relação com o cabelo na vida adulta, mas espera que a jornada da filha seja diferente.

“Eu vou trabalhar para mostrar à Maya que é legal ser diferente e ela é especial, assim como eu. Mas estou muito feliz porque são  muitas manifestações de empatia, amor e ternura”, revelou Talyta.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Cuidados com o bebê na praia

7 formas de prevenir a assadura no bebê

Brotoejas no bebê: entenda as causas e como tratar

Como prevenir alergias no bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Muito lindo esse bebe !
    Na minha familia essa condição genetica é predominante.
    Meu avô, tios e primos tem piebaldismo!

    27 de dezembro de 2018

Deixe um comentário