HomeBebêsDicas para o feriado: bebê na praia
bebê na praia

Dicas para o feriado: bebê na praia

O feriadão chegou e o tempo está perfeito para pegar uma praia? Então aproveite!! Mas não deixe de seguir algumas recomendações básicas antes de se aventurar com o bebê na praia. Hoje nossa matéria é totalmente dedicada a ajudar vocês, com as melhores dicas, para levar o pequeno para tomar um solzinho num cenário diferente do dia a dia. Vamos conferir?

bebê na praia

 

Dicas para levar o bebê na praia

Você deve estar se perguntando qual a idade ideal para levar o bebê na praia, não é mesmo?! O fato é que não existe uma idade certa, o que vale é o bom senso nessas horas. Pediatras recomendam aguardar até o sexto mês, pois os protetores solar e os repelentes não são recomendados antes dessa idade por conta da sensibilidade da pele do pequeno. E não esqueça que todo cuidado é pouco! Tudo precisa ser preparado o quanto antes para não ter problemas depois. Por isso, vamos às dicas!

 

Horário

Como a principal ocorrência com bebê na praia é a queimadura, vamos ser bem rígidos em relação aos horários! Antes das 10h e após as 16h, assim você evita os horários de pico dos raios ultravioletas que podem causar queimaduras no pequeno.

 

Proteção

Protetor solar para crianças é essencial! Compre uma embalagem grande, ou até mesmo duas, o ideal é aplicar cerca de meia hora antes de sair de casa e logo que chegar na praia reaplicar, e depois sempre que o pequeno se molhar, suar ou a cada duas horas. E passe sem dó em toda a criança! Incluindo o couro cabeludo (os bebês não costumam ter muito cabelo nesta fase ou são muito fininhos e não protegem a cabecinha) e a orelhinha (por fora).

Não esqueça do guarda-sol! Mantenha o pequeno na sombra a maior parte do tempo, para evitar a exposição direta ao sol. Mas não esqueça que o reflexo dos raios solares na areia também queimam.

Leve também um boné ou chapéu com abas laterais, assim você protege as orelhinhas do pequeno.

O melhor look para o bebê na praia é sem roupa, quanto mais pelado melhor! Utilize fraldas específicas para banho e você não terá surpresas. Se estiver um ventinho fresco, prefira roupas leves e claras de algodão, ou aquelas específicas para banho, que já vêm com proteção solar – mas este é apenas mais uma proteção, não tirando a necessidade do uso do protetor.

 

Onde ficar?? Próximo da água ou na areia macia?

Quanto mais próximo da água melhor! Isso porque a areia seca costuma conter mais fezes de animais, que podem ter larvas e ovos causadores de bichos geográficos. O ideal é tirar o excesso de areia do bebê, assim que acabar a brincadeira, pois quando o pequeno fica muito tempo com a roupinha molhada ou a fralda suja de areia e de água do mar, a sua pele pode ficar irritada, causando foliculite, uma espécie de inflamação nos pelos que parecem picadas de inseto. Se a brincadeira na água não for se repetir, lave o bebê com água doce e coloque roupinhas secas.

 

Identificação

Se o seu bebê já engatinha ou anda, o ideal é colocar uma identificação com o seu nome e telefone para caso o pequeno se perca. Sabemos que esta nunca é a intenção, mas acidentes acontecem, e é sempre melhor estar prevenido! Uma pulserinha de material impermeável é perfeita para ocasião.

 

Descanso

É muito comum ver bebês cochilando na praia, não é mesmo?! Toda essa brincadeira pode cansar o pequeno, e não há nada melhor do que tirar um cochilo com aquela brisa fresquinha! Mas não coloque o bebê em toalhas direto na areia, coloque-o sobre uma cadeira ou leve o carrinho do pequeno, ele será muito útil na hora de ir embora e carregar tudo também.

 

Banho de mar

Não precisa se preocupar com a água do mar, pois ela possui micronutrientes benéficos à saúde. Mas não se aventura se as ondas estiverem muito fortes, ou se água estiver muito fria. Você também pode preferir levar aquelas piscininhas infláveis e encher com água doce das duchas, elas são ótimas para refrescar o pequeno! Mas não esqueça de higienizar de tempo em tempo por conta do xixi que o bebê com certeza vai fazer ali.

 

Alimentação e hidratação

Como o bebê é muito novinho e seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, todo cuidado é pouco! E apesar da praia ser sinônimo de guloseimas, prefira levar tudo de casa. Não é possível saber a procedência dos produtos ali vendidos, não é mesmo?! Picolés de marcas desconhecidas, raspadinhas, alimentos e até a água de coco podem estar contaminadas, seja pela água utilizada ou pela faca que corta a fruta.

Dê preferência ao natural, leve frutas em uma bolsa térmica com aqueles gelinhos recicláveis para manter a temperatura sempre fresquinha.

Também é preferível levar a água do bebê de casa, mesmo que tenham muitos vendedores ambulantes vendendo água, você não sabe muito bem suas fontes, e o pequeno ainda é muito novo e sensível, sua tolerância não é a mesma da nossa.

 

Chegando em casa

Agora que você já aproveitou bastante com o bebê na praia, chegou a hora de descansar em casa! Dê um banho com água limpinha e passe sabonete em todas as dobrinhas, nuca, pescoço e pés, com muito cuidado para não deixar areia. Você pode utilizar cremes hidratantes específicos para bebês logo após o banho para manter a pele hidratada. Se você for usar a roupinha novamente, lave bem em água corrente para tirar toda a areia e não esqueça de colocar no pequeno novamente somente quando estiver bem sequinha!!

 

Com todas essas dicas, agora ficou fácil aproveitar um gostoso dia na praia com seu bebê!! 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Dicas para o feriado: Piquenique com o bebê

– Lanches leves e saudáveis para passeios com as crianças

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.