HomeBebêsAlimentaçãoIntrodução alimentar: bebê pode comer frutos do mar?
bebê pode comer frutos do mar

Introdução alimentar: bebê pode comer frutos do mar?

Já falamos aqui sobre a introdução alimentar com peixes. Vimos que os bebês podem sim (e devem) comer peixe a partir dos seis meses de vida, desde que o alimento tenha ótima procedência e seja bem cozido. Mas e as outras iguarias, como camarão, lagosta, caranguejo, entre outros. Será que o bebê pode comer frutos do mar?

Não! Ao contrário do peixe, os demais frutos do mar – como ostras, lagostas, siri, lula, caranguejo, camarão, mariscos, entre outras iguarias – não devem ser incluídos na alimentação dos bebês.

Prevenção da obesidade infantil começa com os bebês

A cautela se deve ao grande risco de contaminação e desenvolvimento de alergias alimentares, mesmo que os alimentos estejam bem cozidos. O organismo dos pequenos ainda não está preparado para uma intoxicação alimentar, que pode ser muito grave caso esses alimentos estejam estragados.

bebê pode comer frutos do mar

Bebê pode comer frutos do mar? É uma dúvida frequente entre as mães de primeira viagem

 

Bebê pode comer frutos do mar após os 2 anos de vida

A maioria dos especialistas é unânime em vetar o consumo de frutos do mar até os 2 anos de vida do bebê. Então muito cuidado, principalmente se a família costuma se alimentar fora de casa. Muitas vezes acabamos nos confundindo e oferecendo pescados com caldo de camarão (que é muito comum) para os bebês, correndo um risco alto de desencadear uma alergia ou intoxicação alimentar.

Bebê pode tomar sorvete?

 

Depois dos 2 anos, atenção aos cuidados com os frutos do mar:

  • Camarão: É um dos mais populares frutos do mar, mas deve ser muito bem limpo. O termo “camarão limpo” tem relação com a retirada daquela parte escura, que fica na curvatura maior do camarão. São as fezes do animal e não devem ser consumidas.
  • Lula: Outra iguaria muito apreciada por quem gosta de frutos do mar, mas deve-se ter atenção ao oferecer às crianças. A cartilagem deve ser totalmente retirada para evitar o risco de engasgo.
  • Mariscos: Primeiro, deve-se observar a procedência, pois mariscos retém as toxinas da água do mar. Se forem de um local muito poluído, não devem ser consumidos, muito menos por crianças. Outro cuidado é retirar toda a areia e as partes que contenham águas. O ideal é deixar de molho para uma completa higienização antes do preparo.

Lembre-se: frutos do mar devem ser comprados frescos ou congelados, em locais de ótima procedência e que sigam as normas de higiene.

Segunda sem carne: mudança positiva no cardápio de bebês e crianças

bebê pode comer frutos do mar

Bebê pode comer frutos do mar após os 2 anos de idade. Pais devem ter atenção ao preparo, higiene e procedência do alimento.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Meu filho não come nada: entenda por que você está exagerando

Introdução alimentar: cuidados na hora de preparar a papinha

Transição da papinha para a comida da família

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.