HomeBebêsAlimentaçãoBebê pode tomar sorvete?
bebê pode tomar sorvete

Bebê pode tomar sorvete?

Quem resiste a um sorvetinho nesse calor, não é mesmo? Mas será que os bebês também podem se refrescar com essa delícia? Tem idade certa? E o picolé e sacolé? Só pode de fruta? São muitas perguntas que cercam os papais de primeira viagem, principalmente no que diz respeito à introdução deste tipo de alimento. Vamos esclarecer todas essas dúvidas. A primeira informação já é positiva: o bebê pode tomar sorvete!

O ideal é que a criança tenha pelo menos um ano para poder experimentar sorvete de massa, que tenha leite de vaca na composição. O cuidado é com o sistema digestivo, que nesta época está mais preparado para digerir proteínas do leite. Essa recomendação também vale para os demais derivados, como iogurtes e queijos.

Já o picolé e sacolé também podem ser oferecidos, mas vai ser difícil a criança ter coordenação para segurar os de palitinho antes de 1 ano e meio a 2 anos. Mas nada impede que os pais segurem para a criança (um bom exercício para a paciência rs).

bebê pode tomar sorvete

 

Bebê pode tomar sorvete… sem açúcar!

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda a inserção de açúcar na alimentação dos bebês menores de 2 anos. Então, o bebê pode tomar sorvete mas o alimento não deve ser adoçado, ou seja, nada de escolher aquele picolé industrializado. Aproveite o verão e busque receitas de sorvetes saudáveis para toda a família.

Além de açúcar, os sorvetes industrializados podem conter conservantes, corantes e outros produtos alergênicos.

E, lembre-se: sem açúcar não significa “diet”. Esse tipo de alimento contém adoçantes artificiais, que também não são recomendados para os pequenos.

bebê pode tomar sorvete

 

Atenção ao armazenamento e qualidade do produto!

Outro cuidado é com o armazenamento do sorvete. Esse tipo de alimento está sujeito à proliferação de bactérias se não for refrigerado de forma adequada. Também evite o consumo de produtos de procedência duvidosa, mesmo que sejam caseiros. A principal preocupação é quanto à qualidade da água. Como dissemos acima, o ideal é fazer em casa e utilizar água mineral.

 

Confira uma dica saudável e refrescante para os bebês: sorvete de banana!

Você vai precisar apenas de:

  • 4 bananas
  • Leite integral
  • 1 colher de chá de baunilha

Descasque as bananas e corte-as em rodelas. Coloque a fruta em um recipiente fechado e leve ao freezer. Quando as bananas estiverem congeladas é hora de bater tudo no liquidificador ou processador. Vá adicionando o leite aos poucos, fazendo pausas para checar a consistência. A massa não deve ficar aguada demais ou dura. Ele fica em consistência de sorvete mesmo. Quando você chegar neste ponto, não despeje mais leite e adicione a baunilha. Bata por mais alguns segundos. Pronto! Você tem um delicioso sorvete, sem açúcar e perfeito para refrescar seu bebê. Guarde em embalagens individuais e aproveite!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Meu filho não come nada: entenda por que você está exagerando

Introdução alimentar: cuidados na hora de preparar a papinha

Transição da papinha para a comida da família

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.