Bebê pode tomar suco?
Uma das dúvidas mais comuns entre os pais de primeira viagem é se o bebê pode tomar suco. Algumas famÃlias têm o hábito de oferecer a bebida para crianças antes mesmo da introdução alimentar. Mas essa atitude é condenada pelos especialistas em pediatria, que reiteram a preocupação com o aumento das taxas de obesidade infantil e cáries, cada vez mais comuns em bebês.
A Academia Americana de Pediatria chegou a divulgar este anos novas diretrizes para o consumo da bebida por crianças antes do primeiro ano de vida. A recomendação da entidade é vetar qualquer oferta de suco para bebês, mesmo os naturais.
Mas por que não posso dar suco natural?
Se é natural, é saudável certo? Nem tanto! Pelo menos, não neste momento da vida do seu bebê. Mesmo feito com fruta in natura, o suco concentra alto Ãndice de açúcar e calorias vazias, que favorecem aumento de peso e problemas dentários.
Para fazer uma porção pequena de suco de laranja, por exemplo, você precisa utilizar mais do que uma unidade – à s vezes três ou quatro, aumentando consideravelmente a quantidade de calorias. Além disso, a fruta em forma de suco perde as fibras e nutrientes.
É muito mais saudável para o bebê consumir a fruta em sua forma natural, aproveitando todos os benefÃcios nutricionais.
Antes dos seis meses, nem água!
Vale lembrar que a introdução de frutas só deve ser iniciada após o 6º mês de vida. Antes disso, o aleitamento materno deve ser exclusivo. Nem água deve ser oferecida ao bebê. No caso de crianças alimentadas com fórmulas infantis, o pediatra pode recomendar uma porção diária de água.
Introdução alimentar com frutas
Após os seis meses, com a introdução alimentar, as frutas podem ser oferecidas amassadas como um purê ou através do método BLW.
▷ Sociedade Brasileira de Pediatria lança guia sobre o BLW
Após 1 ano,bebê pode tomar suco (mas de forma moderada)
A partir do 1º ano de vida, o bebê pode tomar suco, mas não ofereça na mamadeira e sim em um copinho. Mas o consumo deve ser moderado. Confira as recomendações quanto a quantidade da bebida que pode ser oferecida diariamente (quantidade máxima):
- Crianças de 1 a 3 anos: 120 ml
- Crianças de 4 a 6 anos: 175 ml
- Dos 7 aos 18 anos: 250 ml
Lembrando que a ingestão de suco não substitui o consumo de frutas in natura, que deve ser diário. Inclua, pelo menos, duas porções de frutas na rotina alimentar das crianças (e na sua também).
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Meu filho não come nada: entenda por que você está exagerando
Introdução alimentar: cuidados na hora de preparar a papinha