HomeBebêsBebês prematuros dormem melhor com voz da mãe, afirma estudo
bebês prematuros

Bebês prematuros dormem melhor com voz da mãe, afirma estudo

Você sabia que cerca de 12% dos nascimentos no Brasil são de bebês prematuros? E, na maioria das vezes, eles precisam ficar na UTI neonatal para se prepararem para o mundo fora da barriga. Com muitos sons e vozes diferentes, esse ambiente costuma ser barulhento.

Pensando em avaliar o impacto dos ruídos UTI neonatal no descanso dos bebês prematuros, pesquisadores da Universidade de Michigan realizaram um estudo e descobriram que a voz da mãe melhora a qualidade do sono dos pequenos.

bebês prematuros

Pesquisa avaliou 47 bebês prematuros internados em UTI neonatal

Para chegar a essa conclusão, o trabalho envolveu 47 bebês prematuros internados, divididos entre nascidos antes e depois da 35ª semana de gestação. Os pesquisadores pediram para as mães gravarem suas vozes, lendo um livro infantil.

Em um período de 12 horas, enquanto os bebês dormiam, os áudios com as vozes de suas respectivas mães foram tocados de maneira sortida. Alguns ouviram as gravações nas primeiras seis horas e outros nas demais. O objetivo foi comparar como os bebês prematuros dormiam com e sem a voz da mãe.

Os resultados mostraram que, com a voz da mãe tocando, os bebês acordam menos. E o mais impressionante é que esse efeito era mais acentuado nos bebês que tinham maior idade gestacional.

bebês prematuros

O que muda na prática?

Os pesquisadores não sabem informar como isso influencia na melhora do quadro de saúde dos bebês, somente que dormir melhor é importante para o desenvolvimento. Sem contar que ouvir a voz da mãe ajuda a desenvolver o vínculo, uma dificuldade nesta fase pois as mães não podem permanecer muito tempo na UTI neonatal.

“O estudo mostra que a exposição à voz materna pode ‘isolar’ os pacientes da UTI neonatal do inevitável barulho e reduzir a possibilidade deles acordarem em picos de som alto”, explicou Renée Shellhaas, pediatra da Universidade de Michigan e autora do trabalho, em comunicado à imprensa.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!

Inspiração: decoração de quarto montessoriano

Acessórios para quarto de bebê: 5 produtos para uma decoração funcional

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.