HomeBebêsAmamentaçãoBenefícios da amamentação para a saúde da mãe
benefícios da amamentação

Benefícios da amamentação para a saúde da mãe

Ninguém duvida da importância do leite materno para o desenvolvimento e bem estar do bebê, mas você já pensou nos benefícios da amamentação para a saúde da mãe?

As mulheres que optam pela amamentação exclusiva por seis meses e complementar até os dois anos ou mais experimentam muitos benefícios que fortalecem não só o vínculo afetivo entre mãe e bebê, mas também a sua saúde.

Vamos conhecer mais razões para amamentar o seu bebê?

benefícios da amamentação

10 benefícios da amamentação para a saúde materna

1 – Reduz o risco da mulher ter câncer de mama e de ovário

Diversos estudos apontam que um dos principais benefícios da amamentação é reduzir o risco de câncer de mama, ovário e útero entre as mulheres. Quanto mais tempo a mãe amamenta, maior é a proteção a essas doenças.

2 – Previne o diabetes tipo 2

Outra doença que é prevenida com a amamentação é o diabetes tipo 2. A relação acontece por causa da produção de prolactina, que preserva a massa das células beta-pancreáticas, que são as responsáveis por sintetizar a insulina. Assim, o corpo passa a desviar cerca de 50 gramas de açúcar do sangue todos os dias, já que ele vai para o leite.

3 – Reduz o risco de anemia

Como a amamentação atrasa o retorno da menstruação, ela ajuda a mulher na absorção do ferro, diminuindo o risco da mulher desenvolver anemia.

benefícios da amamentação

4 –  Ameniza o incômodo do sangramento pós-parto

O sangramento no pós-parto é um processo natural, que pode durar de três a seis semanas após o nascimento do bebê. Com a amamentação, o hormônio ocitocina é liberado em maior quantidade, o que ajuda no processo de contração do útero e na diminuição do fluxo.

5 – Facilita a perda de peso

A amamentação queima muitas calorias, então é uma aliada das mães que buscam a perda de peso após a gravidez. Mas, para sentir esses efeitos, a mulher deve manter uma alimentação balanceada e amamentar em livre demanda.

6 – Anticoncepcional natural

Outro efeito da ação da prolactina, hormônio envolvido na produção de leite, é a inibição da ovulação. Ou seja, a amamentação funcionaria como um anticoncepcional natural. Mas não confie inteiramente nesse método, pois ele só funcionaria em caso de amamentação em livre demanda. E mesmo assim, há riscos! O ideal é utilizar um outro contraceptivo para evitar uma nova gravidez, se esse for o desejo da família.

benefícios da amamentação

7 – Menor risco de depressão pós-parto

Também há estudos que a amamentação a um menor risco da mulher desenvolver depressão pós-parto. Possíveis explicações para o efeito benéfico incluem a liberação de hormônios de bem-estar quando o leite é produzido.

8 – Leite materno é mais prático e econômico

Além de reduzir o risco de desnutrição na primeira infância e o risco de obesidade na vida adulta, o aleitamento materno se mostra eficiente no quesito praticidade. A família não precisa se preocupar com mamadeiras, esterilização, esquentar leite de madrugada, etc. O aleitamento também é sinônimo de economia, já que não é preciso gastar comprando fórmulas especiais e acessórios.

9 – Melhor absorção de minerais essenciais

Além de absorver melhor o ferro, o organismo da mulher também aproveita outros minerais importantes durante a amamentação, como o cálcio. Isso se explica devido a perda temporária da produção de cálcio durante o aleitamento. Quando concluída a etapa de transformações, seu nível de cálcio voltará à quantidade anterior ou até mesmo superior, já que a amamentação melhora a absorção deste mineral nos ossos.

benefícios da amamentação

10 – Vínculo entre mãe e bebê

Esse é de longe um dos maiores benefícios da amamentação para a mãe. A troca de olhares, a dedicação e o contato físico são ainda mais intensificados pela liberação de hormônios.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

Seios caídos na amamentação?

Posições para amamentar: encontre a mais confortável

Amamentar emagrece mesmo? Veja dicas para perder o peso extra!

Vale a pena contratar uma consultora em amamentação?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário