HomeBebêsConheça os benefícios da música para bebês
benefícios da música para bebês

Conheça os benefícios da música para bebês

Cantar para o bebê parece um pré-requisito quando a mulher engravida, a grande maioria das futuras mamães adora cantarolar para o pequeno já desde a barriga! Como o sistema auditivo do bebê começa a se formar a partir do quinto mês de gestação, desde o ventre, os pequenos são capazes de reconhecer certos sons e reagir a eles, por isso respondem aos estímulos sonoros da mãe. A música não apenas relaxa o bebê, como também favorece a criatividade, o desenvolvimento das capacidades cognitivas e o aprendizado da linguagem, além de também suavizar transtornos como a dislexia e o autismo. Hoje nossa matéria vai listar alguns dos inúmeros benefícios da música para bebês.

benefícios da música para bebês

 

Conheça alguns benefícios da música para bebês

A música reduz o nível de stress, por isso é capaz de estimular a frequência cardíaca do feto, além do estímulo na produção de endorfina, mais conhecido como um dos hormônios da felicidade, da mãe.

A revista científica americana PNAS publicou um estudo feito na Itália com recém-nascidos saudáveis. Foram analisadas as ativações cerebrais dos pequenos nos seus três primeiros dias de vida, por meio de ressonância magnética funcional,  e concluiu-se que suas reações são muito similares às dos adultos. Mostrando uma predisposição neurológica na percepção da música.

Pesquisadores afirmam que os estímulos musicais servem como um tipo de nutriente para o cérebro, pois a sensibilidade desenvolvida pela criança apresenta efeitos positivos na capacidade de atenção, concentração e memória.

Como a música estimula o lado direito do cérebro, ela é capaz de potencializar as emoções. Estudos comprovam que crianças menores de cinco anos de idade que tocam algum instrumento ou possuem algum tipo de aprendizado apresentam a área do cérebro ligada ao conhecimento lógico e abstrato mais desenvolvida.

Ao crescer num ambiente musicalmente rico e estimulante, as crianças fazem um tipo de vocalização melódica mais cedo, o lá lá lá, fazendo os pequenos começarem, por volta dos dois ou três anos de idade, a cantar, entoando, quando a média começa apenas aos seis ou sete anos.

Dentre os benefícios da música para bebês, a expressão corporal também recebe bastante estímulos, despertando sentimentos e estimulando as crianças a se expressarem. Este estímulo ajuda a criar adultos menos resistentes ao toque, além de pessoas mais capazes de demonstrar seus sentimentos.

Por constituir uma parte muito importante do equilíbrio e desenvolvimento do indivíduo, a música e seus benefícios é muito utilizada na terapia, sendo capazes de tratar diversos problemas de motricidade e comunicação.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Brinquedos para cada fase do bebê até 1 ano

– Convivência entre animais e bebês é benéfica à saúde

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.