HomeBebêsConheça os benefícios do sling
benefícios do sling

Conheça os benefícios do sling

Você conhece os benefícios do sling? O acessório vem ganhando a confiança das mamães brasileiras, que se encantaram com a praticidade do carregador de pano. Além da versatilidade e longa vida útil – você pode usar desde recém-nascido até perto dos 2 anos de vida da criança, o tecido favorece a proximidade entre mãe e filho. Outro ponto positivo é a ajuda com tarefas diárias, como arrumar a casa e fazer compras, que ficam bem mais fáceis com o bebê no sling e as mãos livres.

benefícios do sling

Benefícios do sling: usar o computador com a segurança e tranquilidade do bebê no colo

benefícios do sling

Benefícios do sling: as tarefas de casa também podem ser feitas com o bebê no sling. Só evite cozinhar!

 

Tipos de sling

A tradição de carregar os bebês no colo, próximos à mãe, também são muito estimuladas nas culturas africana, indígena, oriental e andina. Então não se sabe ao certo a origem do sling, mas o acessório possui diversas versões. Confira os modelos mais comuns (você pode encontrar outras variações):

Wrap sling: um dos mais tradicionais modelos, que exigem uma amarração mais complexa (mas é super fácil de aprender – veja mais abaixo). O tecido tem aproximadamente 5 metros de comprimento. Uma das suas vantagens é a melhor distribuição do peso da criança, o que o coloca como uma opção mais confortável para passeios mais longos. Recém-nascidos podem ser carregados no wrap sling, mas tenha atenção no posicionamento do bebê: ele deve ficar em posição fetal, com a coluna formando um C e as perninhas encolhidas.

benefícios do sling benefícios do sling

 

Sling de argola: o sling de argola é um pano com mais ou menos 2 metros de comprimento, que se ajusta a duas argolas. É um modelo fácil de usar para quem não quer aprender a amarrar o tecido solto. O peso do bebê fica apenas sobre um dos ombros de quem estiver carregando a criança. É um modelo indicado para momentos que exigem agilidade em transportar o bebê, mas em passeios rápidos. Só deve ser usado com crianças que já tenham um leve controle de tronco, próximo aos 3 ou 4 meses de vida.

benefícios do sling

 

Pouch sling: esse modelo também é chamado de Sling Bolsa. É uma rede de tecido dobrada, que forma uma espécie de bolsa para o bebê. Indicado a partir do 6º mês, quando o bebê já se senta com apoio e para eventos rápidos, pois o peso fica somente em um ombro. Não é ajustável, então exige confecção sob medida.

benefícios do sling

 

Recomendações para usar o sling com segurança

Para usar o acessório de forma correta e aproveitar ao máximo os benefícios do sling, as mamães devem pesquisar bastante sobre o modelo que escolheram. Com os recém-nascidos, por exemplo, é fundamental que o bebê se mantenha “acocorado”, ou seja, em posição de sapinho no wrap sling. Essa é sua posição fisiológica e, dessa maneira, ele vai desenvolver  o hábito de uma posição ergonômica importante para o seu desenvolvimento. Com o passar dos meses, as pernas devem podem descer um pouco mais, mas sempre levemente apoiadas. Nunca deixe as pernas “penduradas”. 

Um dos principais riscos de não seguir à risca as recomendações ergonômicas de cada modelo é comprimir os vasos sanguíneos da região da virilha. O bebê pode sofrer com um encaixe inadequado da articulação e cabeça do fêmur, o que pode levar a displasia. Então, converse com o vendedor e leia atentamente as recomendações de uso do produto.

benefícios do sling

Benefícios do sling: tenha atenção à posição das pernas da criança, de acordo com a sua idade. “Pernas penduradas” nem pensar!

 

Benefícios do sling

Listamos 10 motivos para você comprar o acessório agora mesmo e aproveitar os benefícios do sling:

1 – Um dos principais benefícios do sling é a proximidade do bebê com a mãe. Com o balanço conforme você caminha, o calor, o aconchego, o som das batidas do seu coração, o bebê se sente de volta ao útero e se acalma.

2 – Outro benefício é a versatilidade do acessório. O sling pode ser usado desde que o bebê é recém-nascido até quando os pais conseguirem carregá-lo. Algumas crianças completam 2 anos e ainda usam o sling.

3 – Com a distribuição correta do peso do bebê, os pais não sofrem com dores nos braços e na coluna. A coluna do bebê também fica em uma posição adequada, mesmo que as pessoas palpitem o contrário.

4 – Se você já saiu com o carrinho do bebê, sabe bem que não é fácil como parece. Ruas esburacadas, guias não adaptadas, aglomerações de pessoas em alguns locais e ainda ter que lidar com os momentos que o bebê simplesmente quer colo. O sling anula totalmente esses incômodos e deixa a mamãe mais segura e tranquila também.

5 – O sling também favorece o aumento do vínculo entre pai e bebê, já que os homens podem usar os carregadores.

6 – Você pode usar o sling dentro de casa e realizar as tarefas do dia-a-dia com o bebê no colo. Só evite dirigir (lugar de bebê é no bebê conforto ou cadeirinha) e cozinhar (crianças nunca devem ficar próximas ao fogão).

7 – Favorece a amamentação, em qualquer lugar que você estiver. Só vista uma blusa que facilite o acesso do bebê ao seio e pronto: está pronta para amamentá-lo sem precisar mudá-lo de posição.

8 – Você vai proporcionar todos os benefícios do colo para o seu bebê. Vários estudos já comprovaram que bebês que ficam no colo choram menos e são menos agitados. Não ligue para quem acha que seu bebê vai ficar mimado ou algo do tipo. Crianças que se sentem acolhidas pelos pais, crescem mais confiantes e desenvolvem sua autonomia de forma saudável.

9 – Os movimentos dos pais ajudam o desenvolvimento físico do bebê. Conforme a pessoa que carrega a criança anda, levanta, abaixa, etc., o bebê aprenda a fazer movimentos de resistência ao movimento e a responder com o próprio corpo, exercitando os músculos e a coordenação motora.

10 – Nos primeiros meses de vida do bebê, o sling vai ajudar bastante a aliviar cólicas (contato da barriga com o corpo da mãe alivia o incômodo) e o refluxo (criança carregada na posição vertical tem a digestão favorecida).

benefícios do sling

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Viajar de avião com bebê: tire as principais dúvidas

Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa

Bebê pode entrar na piscina?

Como limpar a banheira do bebê?

A licença maternidade está acabando e agora?

Conheça as vantagens e os diferenciais do YouTube Kids

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.