HomeBebêsAmamentaçãoBico de silicone ajuda ou atrapalha amamentação?
bico de silicone

Bico de silicone ajuda ou atrapalha amamentação?

É comum encontrar mães que afirmam que o bico de silicone “salvou” a amamentação. Mas também é corriqueiro ver essas mesmas mães relatarem que o bebê perdeu o interesse no seio cedo, às vezes até mesmo antes de completarem os seis meses de aleitamento exclusivo.

Isso acontece porque recorrer ao bico de silicone no início da amamentação, devido às dificuldades diversas – como rachaduras e mamilos invertidos – não é a melhor alternativa. E vamos explicar direitinho o porquê!

bico de silicone

Bico de silicone contribui para o desmame precoce

Já falamos aqui no Ficar Grávida sobre os malefícios dos bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, para a amamentação. E o bico de silicone funciona exatamente assim, como uma espécie de “mamadeira de peito”.

O acessório não estimula a sucção do bebê e não corrige a pega, além de aumentar os riscos de infecção por fungos. No início, com o alívio da mãe que sente dores e a falsa ilusão que o bebê está sendo amamentado, ele parece a melhor solução.

Mas a família vai perceber a dificuldade de fazer com que a criança mame sem o acessório, chegando a rejeitar o seio da mãe sem o bico de silicone. Sem contar que, com o tempo, o bico faz com que a produção de leite diminua, pois a sucção do bebê não é feita de forma correta.

bico de silicone

Estou usando! E agora?

Sem pânico! Você pode retirar o acessório e corrigir a pega. Ensinamos aqui como ajudar o bebê a fazer a pega correta, sem machucar o mamilo. O bebê não precisa do bico para mamar e sim da aréola. Por isso, bicos planos ou invertidos não são impedimento para a amamentação. O processo não é fácil no início, mas recompensador.

Lembre-se: o bico de silicone não é um vilão. Ele ajuda no início, mas a longo prazo ele não vai ajudá-la a manter a amamentação. A melhor forma de ter ajuda em casos de dificuldades é buscar informação com uma consultora especializada ou com um banco de leite.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais sobre amamentação:

10 passos para o sucesso da amamentação

Candidíase mamária causa dor e feridas no seios

YouTube para mães: 5 canais com vídeos sobre amamentação

Almofada amamentação traz benefícios para mãe e bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.